Agrícola

Na área de política agrícola, a Fetaep busca a melhoria das condições de produção e renda no meio rural. Nesse sentido, luta por uma legislação mais adequada à agricultura familiar, ampliação de crédito, acesso mais facilitado às linhas de financiamento oferecidas por meio de programas oficiais, como o Pronaf, e garantia de assistência técnica gratuita.

O setor de política agrícola também coordena as ações ligadas à organização dos produtores, envolvendo cooperativismo de crédito, produção e comercialização.

Em conjunto com outras instituições, como Emater e prefeituras, executa um projeto que visa o desenvolvimento territorial - o Projeto Participativo Intermunicipal. Também articula as ações do movimento sindical ligadas à parceria da Fetaep com o Banco do Brasil nos projetos de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) implementados pelo BB.

Apoia ainda a constituição de grupos específicos para discutir e apresentar propostas dirigidas a determinadas cadeias produtivas, como é o caso do grupo café, formado por dirigentes sindicais, cafeicultores familiares, técnicos da extensão rural, membros de secretarias municipais de agricultura, entre outros.

Trabalho semelhante deverá ser implantado na área de leite, diante da necessidade de maior organização dos produtores para um melhor resultado com a atividade. Outro foco do setor de política agrícola da Fetaep é a transformação da produção para agregar mais valor aos produtos oriundos da agricultura familiar.

Em suas ações, procura promover a inserção da mulher e da juventude rural visando a permanência da família na propriedade.

Também defende a formulação de políticas públicas voltadas à segurança alimentar, tendo como princípio a agroecologia. A preocupação com a preservação do meio ambiente está presente em todo o trabalho desenvolvido pelo setor.

As atividades da secretaria de Política Agrícola são executadas com o apoio de dez profissionais cedidos pelo instituto Emater que atuam como assessores regionais junto às delegacias sindicais da Fetaep.

Secretário de Política Agrícola:
Alexandre Leal dos Santos