Plano Sustentar

Diretoria

Ademir Mueller

Ademir Mueller
Presidente

Reeleito para o 4º mandato como presidente da FETAEP com sua chapa “O Progresso Continua”, Ademir Mueller iniciou sua atividade sindical em Astorga (Norte do Paraná) em 1968 como militante fundador e secretário geral. No ano de 1986 foi vereador de Astorga, permanecendo no cargo até 1992. De 1986 a 1999 foi eleito presidente do STTR. Durante esse período passou a integrar a diretoria da FETAEP como 1º secretário e de 1996 a 2003 assumiu a vice-presidência por dois mandatos. Nas eleições seguintes, Ademir Mueller foi eleito presidente da FETAEP.

 

Metas: “Dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito pela Federação, colocando em prática as deliberações do 2º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, primando – sempre – por uma gestão transparente, aberta ao diálogo e marcada por uma ação sindical efetiva e ética”.

Área de atuação: Além de presidente, Mueller é diretor das áreas de Comunicação e de Políticas Institucionais e Internacionais, assim como adjunto em todas as outras áreas de atuação da FETAEP.


 

Marcos Junior Brambilla

Marcos Junior Brambilla
Vice-presidente

Em 2004, Marcos Brambilla assumiu a coordenação de jovens rurais do STTR de Capitão Leônidas Marques. No ano seguinte, em 2005, passou a fazer parte da diretoria do Sindicato e assumiu a coordenação de Jovens da Regional 02 da FETAEP. Em 2006, foi eleito o 1º coordenador estadual de Jovens da Federação e em 2007 passou a integrar a diretoria executiva da entidade como diretor de Juventude Rural e Políticas Agrárias. Em 2015, assume a vice-presidência e a secretaria de Política Agrícola.

 

Metas: “Espero agregar os meus conhecimentos acumulados durante os mais de 10 anos de Movimento Sindical a serviço da secretária de Política Agrícola e da FETAEP. Buscarei colocar em prática o que aprendi na graduação de Gestão Pública em favor da entidade e, consequentemente, dos trabalhadores. Além disso, buscarei estar sempre conectado ao trabalhador para, com isso, poder desenvolver um trabalho que seja realmente voltado aos interesses da categoria”.

Área de atuação: secretária de Política Agrícola.


 

Maria Marucha Vettorazzi

Maria Marucha Vettorazzi
2ª vice-presidente

Marucha iniciou sua participação sindical no STTR de Prudentópolis em 1976. Em 1983, realizou o 1º evento em homenagem às mulheres do município. Três anos depois, Marucha passou a fazer parte da diretoria do Sindicato, coordenando as atividades do departamento feminino. A partir de 1991 começou a trabalhar como suplente da representação de mulheres da FETAEP.

 

E, em 2003, entrou para a diretoria da Federação como conselheira fiscal. Nesse mesmo ano, assumiu a delegacia da Região 08, permanecendo até 2011. Nas eleições desse mesmo ano, passou a ser a 3ª vice-presidente e integrante da diretoria executiva ocupando a secretaria de Políticas Sociais. Em 2015, inicia novo quadriênio, como diretora executiva representando as secretarias de Mulheres e de Políticas Sociais.

Metas: “Lutar para que as próprias mulheres retirem de dentro de si o machismo que por ventura ainda possa existir, afinal ele está tão enraizado na nossa sociedade que percebemos que muitas mulheres não conseguiram eliminá-lo de dentro de si. Além disso, vamos nos empenhar para que as políticas de Educação no Campo se concretizem de fato, recuperando a dignidade e construindo sujeitos pensadores(as) e cidadãos(ãs). Já no que diz respeito à saúde, vamos trabalhar com a prevenção, enfocando na alimentação, partindo da infância até a 3ª idade”.

Área de atuação: Secretária de Mulheres e de Políticas Sociais abrangendo as áreas voltadas à Saúde, ao Trabalho Infantojuvenil e à Educação do Campo. Marucha também será adjunta na secretaria da Terceira Idade.


 

Cláudio Aparecido Rodrigues

Cláudio Aparecido Rodrigues
Secretário de Finanças e Administração

Cláudio Rodrigues iniciou sua trajetória sindical em 2005 quando assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de São Miguel do Iguaçu. Desde então, foi reeleito em 2009 e em 2013. Nesse meio tempo, em 2012, se candidatou a vereador, tendo sido eleito com 919 votos. Em 2015, aceitando novos desafios, integrou a chapa da FETAEP “O Progresso Continua”. Sendo eleito e após renunciar ao posto de presidente da Câmera dos Vereadores do seu município, Cláudio assumiu o cargo de secretário de Finanças e Administração da FETAEP e de Formação e Organização Sindical.

Do período de quase 10 anos como presidente do STTR, Rodrigues avalia que sua gestão foi frutífera por conta das inúmeras parcerias que realizou com os bancos, o Emater, a prefeitura e associações, entre outras. “Antes, a cidade era produtora apenas de soja e milho. A partir das parcerias que fomos firmando, e com os estímulos dado aos produtores, São Miguel passou a diversificar a sua produção e a se inserir no mercado de leite, hortifrúti e piscicultura, além da soja e do milho, como já citados”, disse.

Metas: “Fazer a diferença dentro da administração da FETAEP para que a entidade se torne uma referência de organização, presteza e de bom atendimento ao nosso público – formado pelos Sindicatos e trabalhadores. Para isso, buscaremos trabalhar com a conscientização de toda equipe de trabalho, afinal a FETAEP deve ser um espelho à sua base”.

Área de atuação: Formação e Organização Sindical.


 

Alexandre Leal dos Santos

Alexandre Leal dos Santos
1º Secretário de Finanças e Administração

Começou a atuar no MSTTR no ano de 2010, aos 19 anos. Após o convite da diretoria do STTR do município de Cantagalo, onde vivia com sua família, assumiu o cargo de secretário da juventude. Logo na sequência já passou a investir na sua formação sindical: fez ENFOC, a Escola de Formação da CONTAG, e participou do 1º Festival Estadual da Juventude Rural. No início, tinha certa resistência pessoal para assumir uma função dentro do sindicato: Alexandre havia se formado no segundo grau há pouco e estava trabalhando com apicultura. Porém com o passar do tempo, os desafios, as experiências com o trabalho na base e os resultados desse trabalho passaram a motivá-lo a dar continuidade à luta sindical.

Por acreditar na necessidade de representar a classe trabalhadora rural foi que, em 2012, saiu candidato a vereador do seu município, atuando como 1º suplente. Em 2013, foi eleito vice-presidente do STTR de Cantagalo, onde continuou atuando durante todo o ano seguinte. Em 2014 integrou a chapa “O Progresso Continua”, eleita em 2015, ano em que ingressou na FETAEP.

Metas: “Pretendo dar continuidade ao trabalho que a Federação vem desenvolvendo pela formação, capacitação e participação da juventude rural no Movimento Sindical, na agricultura e na própria sociedade. Além disso, vou somar esforços junto à direção da FETAEP em busca de melhorias nas políticas públicas para os projetos de crédito fundiário, reforma agrária e combate à evasão de jovens do mio rural.”

Área de atuação: Alexandre assume as secretarias de Meio Ambiente e de Políticas Agrárias, além de ser também 1º tesoureiro.


 

Carlos Alberto Gabiatto

Carlos Alberto Gabiatto
Secretário Geral

Foi em 1990, a partir do incentivo da comunidade rural, que Carlos Alberto Gabiatto ingressou no universo sindical disputando as eleições para presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Icaraíma. Vencendo, permaneceu por três mandatos como presidente e, a partir de 2002, passou a ocupar o cargo de secretário geral da entidade por mais três mandatos.

Como marca de sua gestão no Sindicato, ele destaca a organização e as parcerias. “Foi a partir de 90 que iniciamos com as primeiras Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho – que antes não tinha”, considera.

Metas: “Os desafios e objetivos são muitos, porém destaco a luta pela igualdade social para todos os cidadãos, em especial para os rurais. Com isso, buscaremos dignificar a vida dessas pessoas e lutar de forma incessante pelos direitos econômicos, sociais e previdenciários da categoria trabalhadora rural para que ela seja, de fato, cidadã e usufrua daquilo que está previsto na Lei”.

Área de atuação: Secretário de Assalariados(as) Rurais e de Políticas Sociais na área da Previdência Social.

FETAEP - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná

Rua Piquiri, 890 - Rebouças - Curitiba - CEP: 80230-140 | Fone: (41)3322-8711 | Fax: (41)3222-1788 | E-mail: fetaep@fetaep.org.br