Plano Sustentar

Crédito Fundiário

Em 2003, após várias negociações no Grito da Terra Brasil, foi criado o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) - em substituição ao Banco da Terra. Sua criação representou uma grande conquista do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais e garantiu uma maior transparência no processo de acesso ao crédito. Além disso, houve também uma descentralização na operacionalização do PNCF, tendo em vista que as Federações e os Sindicatos foram inseridos no processo.

Atualmente, a FETAEP é a principal parceira do Programa no Estado do Paraná. Em parceria com a CONTAG, a Federação também é uma das grandes responsáveis pelos avanços que o PNCF vem apresentando a cada ano.

Para a FETAEP, o crédito fundiário é mais do que a aquisição de um pedaço de terra. Ele representa a concretização de um projeto de vida no campo, com qualidade de vida e dignidade aos agricultores. Diante disso, reafirmamos o compromisso de continuar lutando para que mais melhorias sejam conquistadas. Nosso propósito é melhorar a cada ano, com um Programa cada vez mais adequado à realidade do nosso Estado e dos nossos agricultores e agricultoras familiares.

Confira abaixo a Cartilha do PNCF, desenvolvida pela FETAEP:

FETAEP - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná

Rua Piquiri, 890 - Rebouças - Curitiba - CEP: 80230-140 | Fone: (41)3322-8711 | Fax: (41)3222-1788 | E-mail: fetaep@fetaep.org.br