Notícia

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Vencedores do Pense Agro serão premiados nesta quinta

Equipes do Hackathon recebem prêmio na Fetaep

 

 

Nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, as três equipes vencedoras do Hackathon Pense Agro, promovido pela Fetaep e Governo do Estado, recebem seus prêmios na sede da Fetaep.

A primeira colocada foi a equipe Electricow (https://penseagro.paniclobster.com/teams/41), que projetou uma solução sustentável para a ordenha mecânica na bovinocultura, uma alternativa para a queda de energia e que também traz economia na conta de luz. Trata-se de um tapete que utiliza a piezoeletricidade e é capaz de gerar energia a partir dos passos de pessoas ou animais para abastecer o processo de ordenha de leite.

Em segundo lugar ficou a equipe Diagneasy (https://penseagro.paniclobster.com/teams/20), que criou uma solução para ajudar o produtor rural a obter um diagnóstico antecipado, permitindo o controle inteligente de pragas e doenças. Utilizando instrumentos já presentes no mercado, como armadilha de insetos e canos de PVC, o sistema atrai os insetos e coleta esporos no ar. As estruturas são ligadas a um sistema de inteligência artificial, permitindo que o produtor acesse as informações por meio de um aplicativo.

O projeto SmartDrop (https://penseagro.paniclobster.com/teams/33), uma startup de inteligência hídrica, ficou na terceira posição. A equipe desenvolveu um sistema de irrigação eficiente, com a inserção de sensores para medir o grau de umidade do solo, para condicionar a irrigação conforme a necessidade da planta, sem gastos desnecessários de água. O sistema também gera um banco de dados com relatórios sobre as condições do solo e o volume de água desprendido em cada cultura.

Todos os projetos desenvolvidos no hackathon ficarão disponíveis no site www.penseagro.pr.gov.br.

Sobre o Hackathon:

Com cerca de 500 pessoas e 46 equipes participantes, o hackathon Pense Agro desenvolveu uma série de projetos para levar alternativas inovadoras à agricultura familiar e ao currículo do ensino técnico agrícola do Paraná. A iniciativa tem o objetivo de fomentar a cultura da inovação na agricultura familiar e desenvolver soluções tecnológicas para os colégios agrícolas paranaenses, um primeiro passo para a implantação do projeto-piloto da Escola Agrícola 4.0.

A proposta do Governo do Estado é utilizar a estrutura da Granja do Canguiri, antiga residência oficial dos governadores, em um espaço de suporte ao Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que fica próximo ao imóvel, localizado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os alunos do CEEP e de outras escolas agrícolas paranaenses participaram ativamente do hackathon, promovido em um fim de semana, entre os dias 21 e 23 de agosto. A proposta era que as equipes desenvolvessem soluções voltadas para as áreas de Energias Renováveis, Uso e Reúso da Água e Horticultura em Condições Climáticas Adversas. A ideia é que elas sejam aplicadas tanto na escola, que funcionará como um laboratório de práticas inovadoras, como nas pequenas propriedades rurais do Estado.

(com informações de www.aen.pr.gov.br)