Notícia

quarta-feira, 08 de dezembro de 2010

Uma nova forma de agir foi o foco das discussões do GES

Grupo de Estudos Sindicais debate uma nova forma de pensar o Movimento Sindical

Após a conclusão dos três módulos estaduais da Escola Nacional de Formação (Enfoc), os enfoquianos se reuniram para traçar as estratégias de implementação dos Grupos de Estudos Sindicais (GES). O encontro aconteceu na Fetaep nos dias 18 e 19 de novembro e reuniu 25 participantes – entre eles estavam os participantes de todos os itinerários (2008, 2009 e 2010).

De acordo com a assessora de Formação da Fetaep, Mariléia Tonietto, a criação dos GES, que também faz parte dos itinerários da Enfoc, possibilitará a formação de uma rede de educadores que têm o papel de compartilhar com os trabalhadores e trabalhadoras da base os conhecimentos adquiridos durante os itinerários da Escola. “Nosso propósito é avançar também nos municípios, não ficando apenas com as etapas nacional, regional e estadual. Além disso, o GES também se configura como lugar de diálogo que visa à formação de educadores capazes de atuar nos municípios”, acrescenta.

As atividades foram iniciadas com a realização de uma dinâmica de grupo, em que todos deveriam segurar a ponta de um barbante, formando uma rede em que todos estavam conectados. Após, uma caneta foi pregada ao centro desse emaranhado de barbante e todos deveriam, em conjunto, tentar inseri-la dentro de uma garrafa. “Todos concordaram que, assim como o fio que seguravam, estavam unidos pela luta em prol dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e que cada um deveria segurar a sua ponta para levar adiante a formação e a capacitação sindical”, comenta Mariléia. Cada participante expôs a sua expectativa com relação ao GES e à formação.

Na sequência, já em sala de aula, o Grupo debateu acerca dos objetivos da Política Nacional de Formação (PNF) e do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Enfoc. A mensagem transmitida a todos foi a de que a ideia não é impor uma nova forma de pensar, mas sim levar elementos para que cada um possa refletir o Movimento Sindical de forma diferenciada. 

Segundo o presidente da Fetaep, que também é diretor da área de Formação, Ademir Mueller, com o evento, a Fetaep buscou subsidiar o militante para que ele possa encabeçar o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) como referencial político. “Além disso, estamos buscando que cada um veja sob uma nova ótica as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras rurais”, salienta.