Notícia

segunda-feira, 05 de dezembro de 2022

TransFormatura marca conclusão do Curso Nacional de Formação Política com Mulheres

Curso foi vinculado à construção da Marcha das Margaridas, visando a mobilização das mulheres

Cerca de 90 mulheres concluíram o Curso Nacional de Formação Política com Mulheres, organizado em três módulos presenciais nos meses de abril, julho e novembro e com atividades intermódulos ao longo desse período. A TransFormatura, momento de coroação de todo esse processo formativo, aconteceu no dia 1º, no auditório da CONTAG, em Brasília. A secretária de Mulheres da Fetaep, Ivone Francisca de Souza, a assessora Maristânia Szulak Ize, e a coordenadora suplente de mulheres da Regional 10, do município de Bocaiúva do Sul, Elisete Scremin da Silva Lovato, participaram da formação.

Os conteúdos, ênfases e metodologias do 4º Curso Nacional estiveram vinculados à construção da 7ª Marcha das Margaridas 2023, visando o fortalecimento, qualificação e mobilização das mulheres nesse processo.

A TransFormatura da 4ª Turma Nacional – Margarida Alves, com a entrega dos certificados, foi um momento especial para todas as companheiras e para a CONTAG. A cerimônia contou com a participação do presidente da CONTAG, Aristides Santos, da secretária de Mulheres, Mazé Morais, e secretária de Jovens, Mônica Bufon. Também foi apresentado um vídeo que revisitou momentos vividos ao longo dos três módulos.

“Essa TransFormatura tem um significado importante. Vamos comemorar com vocês e agradecer pela vida de cada um(a), dando continuidade a essa história de lutas e conquistas e juntos(as) na reconstrução do País. Vamos fazer todo o possível para termos, no próximo ano, mais uma grande Marcha das Margaridas”, disse o presidente da CONTAG.

Mazé Morais também parabenizou as educandas na TransFormatura. “Vocês não estão aqui por acaso. Vocês se dedicaram nesses três módulos. Espero que a gente não perca essa amizade, essa relação próxima. Que nós sejamos as protagonistas e as articuladoras da Marcha em cada território. Às vezes a caminhada não é fácil, mas a troca de experiência coletiva torna tudo mais leve e mais fácil”, destacou.

Ao avaliar todo o percurso do Curso Nacional de Formação Política com Mulheres, Mazé destacou que essa é uma das estratégias de construção da Marcha das Margaridas. “A nossa ação não será realizada apenas nos dias 15 e 16 de agosto em Brasília. A Marcha tem todo um processo de formação, de mobilização, de articulação na base e também de análise da conjuntura do País. E esse processo formativo que concluímos é fundamental”, avaliou. 

A Marcha das Margaridas é realizada a cada quatro anos e a próxima ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, em Brasília/DF, e deve reunir mais de 100 mil mulheres de todo o Brasil e de outros países. O lema é “Margaridas em Marcha pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”.