Notícia

terça-feira, 23 de maio de 2023

STTRs renovam acordo coletivo com Usina Santa Terezinha

O resultado da negociação é trabalho conjunto dos STTRs, FETAEP e FETARP com a empresa

No dia 19 de maio, a comissão de negociação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que têm acordo coletivo de trabalho com a Usina Santa Terezinha, firmou a renovação do Acordo para o período de 01/05/2023 a 30/04/2025.

A reunião que definiu o acordo teve a participação do vice-presidente da FETAEP e presidente do STTR de Colorado, Aparecido Callegari, do presidente do STTR de São Tomé, Marcio Serenini, do presidente do STTR de Indianópolis, Wilson de Souza Silva, do presidente do STTR de Paranacity, Ilton Irineu da Silva, da presidente do STTR de Guairaçá, Nilza Leandro Costa Minelli, da representante do STTR de Terra Rica, Kátia Xavier, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Assalariados Rurais de Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva, Sarandi, Maringá, Paiçandu e Floresta, Fábio Henrique Amude, e do assessor jurídico da FETARP e da FETAEP, dr. Clodoaldo Gazola. A Usina Santa Terezinha foi representada por Fernando Medeiros e Clayton Perin.

Depois de muitas reuniões e diálogos com os representantes da empresa, chegou-se a um entendimento quanto as bases de reposição salarial para a categoria: piso salarial de ingresso de R$ 1.400,00; correção salarial para a categoria de 5%, exceto para cargos de supervisão, gerência e diretoria, em que a correção salarial será de 2%; vale alimentação de R$ 200,00 líquidos. Também ficou definido que as atividades especializadas de operadores de máquinas agrícolas, motoristas agrícolas e mecânicos de máquinas agrícolas terão uma reposição nas bases salariais de 8%, em média. Já em relação ao PPV, ficou acordada a fixação de 20 horas adicionais mensais, atreladas à assiduidade (desde que o trabalhador não falte no mês). Ainda assim, está sendo agendada uma reunião com os representantes dos sindicatos e diretores da Usina para o mês de junho, quando serão esclarecidos os parâmetros e a metodologia do PPV. As cláusulas salariais terão validade de um ano.

O resultado desta negociação é fruto do trabalho dos Sindicatos, da FETAEP e da FETARP, bem como da compreensão da empresa, que reconhece a dedicação de seus empregados.