Notícia

segunda-feira, 06 de junho de 2022

STTR de São Jorge do Ivaí realiza 15º Encontro da Terceira Idade Rural

Evento tratou da representatividade do idoso no movimento sindical, saúde e bem-estar

Nesta semana aconteceu o 15⁰ Encontro Municipal da Terceira Idade Rural e Agricultura Familiar, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Jorge do Ivaí, comandado pelo presidente Antônio Casagrande, e contou com a participação dos presidentes dos STTRs de Cruzeiro do Sul, Valdecir Raimundo, Hilton Irineu da Silva de Paranacity e Mauro Selena de Mandaguaçu. Mais de 90 pessoas participaram do evento, que teve como objetivo tratar de temas relacionados à representatividade da terceira idade no movimento sindical, além de questões ligadas à autoestima, saúde, bem-estar e autonomia deste público.
A secretária de terceira idade da FETAEP, Ivone Francisca de Souza, esteve no evento e fez uma apresentação sobre sindicalismo, mostrando a evolução do movimento e as conquistas fundamentais para a vida e a manutenção das pessoas no campo, como por exemplo, a previdência social. Segundo ela, a conversa foi muito dinâmica e ajudou o público a tirar dúvidas sobre benefícios, direitos, fraudes, cuidados e, sobretudo, a importância do sindicato na hora de orientar e encaminhar as demandas de cada trabalhador. "Os nossos sindicatos estão preparados e prontos para atender e orientar quem está no campo sobre seus direitos e a melhor forma de conduzir suas atividades", diz. Além disso, a conversa tratou ainda de temáticas voltadas à saúde física e mental dos idosos, sua autoestima e autonomia.
Houve ainda uma palestra do IDR sobre o CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) e explicou a necessidade de fazer o novo cadastro, que passará a ser exigido em breve dos agricultores familiares.
Durante o encontro, foram realizadas duas homenagens: uma para a associada mais idosa do STTR, Aparecida Vieira, e para o associado antigo da entidade, Hermenegildo Bernardes. A FETAEP e os STTRs celebram juntos esses exemplos de pessoas que estão no campo e caminham junto das instituições para conquistar seus direitos e uma vida melhor.