Notícia

quinta-feira, 04 de setembro de 2014

STTR de Ivaiporã fiscaliza exercício da atividade rural

O objetivo foi conferir as condições de trabalho dos cortadores, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e o transporte, além de colher informações de ordem trabalhista

Trabalhadores se queixam do valor do preço da tonelada da cana

 

No dia 20 de agosto, o STTR de Ivaiporã foi visitar alguns trabalhadores rurais no corte de cana na usina de álcool e açúcar, Renuka Vale do Ivaí, de São Pedro do Ivai. O objetivo foi conferir as condições de trabalho dos cortadores, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e o transporte, além de colher informações de ordem trabalhista: recolhimento previdenciário e do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Segundo o presidente do STTR, Donizete Pires, foi possível verificar duas irregularidades na visita: falta de EPI adequado e o não recolhimento do FGTS. “Além disso, os trabalhadores se queixaram do preço pago pela tonelada da cana. Para eles, o valor está abaixo do preço de mercado”, comenta Pires. O STTR já está em contato com a empresa para a regularização das pendências encontradas.