Notícia

segunda-feira, 07 de agosto de 2017

STTR de Ipiranga é referência em COBAN

Sindicato opera Portal de Crédito do Banco do Brasil e agiliza acesso ao crédito aos agricultores familiares

A forma de atuação e os bons resultados obtidos pelo Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Ipiranga (Regional de Curitiba da FETAEP) têm chamado a atenção do Movimento Sindical. Os créditos de tanto crescimento, segundo o presidente José Amauri Denck, são oriundos das várias parcerias que o Sindicato foi agregando ao longo dos últimos dez anos. Banco do Brasil, EMATER e a própria FETAEP estão entre os principais parceiros. Além disso, o Sindicato possui um vasto leque de serviços prestados à comunidade rural, assim como muitos convênios que atendem não apenas aos filiados, mas a todos os moradores da cidade. “Destaco também o grande trabalho feito pelos dois funcionários, Aguinaldo e Charles, que desempenham um grande trabalho sem medir esforços no dia a dia”, elogia o presidente.

Entre os destaques, o STTR de Ipiranga tem sido referência como correspondente bancário do Banco do Brasil na própria sede do Sindicato. Graças à parceria da FETAEP com o Banco, os Sindicatos puderam agregar mais este serviço aos trabalhadores agricultores familiares, apostando em um atendimento diferenciado e personalizado no próprio Sindicato – onde o agricultor familiar pode desenvolver seu projeto de acesso ao PRONAF e ir ao Banco apenas para a assinatura do contrato. Para cada projeto elaborado o Sindicato recebe uma contrapartida financeira pelo serviço prestado.

“Ao operarmos o Portal de Crédito do Banco do Brasil, nossos agricultores estão sendo beneficiados com crédito mais rápido, simples e prático, sem burocracia. Além disso, tem a vantagem de estar dentro do seu Sindicato, com pessoas que conhecem a realidade do campo”, afirma o presidente do Sindicato, Amauri Denck.

O funcionário do STTR responsável pelo COBAN, Charles Alex Oliveira, conta que as pessoas perguntam qual o segredo desse sucesso. Ele responde: “creio que foi o nosso comprometimento, pois não medimos esforços para levar melhorias aos nossos trabalhadores agricultores familiares; as parcerias significantes; e também a confiança depositada em meu trabalho”, cita ele, que há quatro anos trabalha no Sindicato. Além disso, continua Oliveira, é preciso mencionar o atendimento de qualidade prestado pelos funcionários do Banco do Brasil, que muito agiliza os processos.

 Números e serviços prestados – Em 2016, foram assinados 500 contratos do PRONAF Custeio. A partir deste ano será iniciado os investimentos. “Emitimos cerca de 450 DAPs e cadastramos aproximadamente 1000 propriedades e cerca de 800 CAR´s”, comenta Denck. O Sindicato possui 280 sócios que têm acesso a convênios médicos, odontológicos e laboratoriais. Entre os serviços prestados, os destaques ficam com emissão da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), cadastramento de terras ITRs, CAR, contratos de compra e venda, locação, parceria agrícola, comodato, arrendamento etc; processos previdenciários são alguns dos serviços realizados pelo STTR.