Notícia

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Show Rural - Minimilho é alternativa de renda para pequeno produtor

O tempo do plantio até a colheita do minimilho é, em média, a metade do tempo normal para a cultura do milho, que fica em torno de 120 dias.

Crédito da foto: Karina Yamada / Divulgação

 
 
 
O minimilho pode se tornar uma alternativa interessante de cultivo para os produtores rurais brasileiros. Ele nada mais é do que a espiga ainda jovem do milho, colhida antes da polinização, ou seja, da formação dos grãos. A colheita pode ser realizada até aos 45 dias (nos meses de verão) ou até aos 70 dias (durante o inverno). Portanto, o tempo do plantio até a colheita do minimilho é, em média, a metade do tempo normal para a cultura do milho, que fica em torno de 120 dias.
 
A condução e o manejo da lavoura de minimilho têm várias diferenças em relação à lavoura de milho. A grande diferença entre um e outro cultivo é em relação à densidade de semeadura, que no caso do minimilho pode ser até três vezes maior que a do milho. Conforme o local, as condições de solo e clima e a cultivar escolhida, podem ser feitos até cinco plantios de minimilho no mesmo ano.
 
A exploração comercial do minimilho não é complicada. Pequenas agroindústrias familiares têm nessa cultura uma opção de renda. A venda para supermercados e restaurantes, por exemplo, pode ser um dos filões de mercado. Considerada uma hortaliça, o minimilho tem tudo para passar a ser consumido cada vez mais e fazer parte da dieta alimentar dos brasileiros.
 
Com informações da Embrapa