Notícia

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Seminário de Política Agrícola discute rumos para agricultura familiar

Evento trouxe programação de palestras com assuntos relevantes para o setor

O Seminário de Política Agrícola da Fetaep, que está sendo realizado nesta quarta (15) em Curitiba, conta com uma programação de palestras destinadas aos dirigentes sindicais, que vieram de todo o Paraná, e atendem diariamente os agricultores familiares e trabalhadores rurais. A primeira palestra do dia foi com o secretário da Agricultura e Abastecimento Norberto Ortigara, que fez um retrato sobre a produção agropecuária no Estado, ressaltou a importância da agricultura familiar para este setor e apresentou o planejamento para este ano, destacando os principais eixos trabalhados pela Seab, considerando as demandas apresentadas pela Fetaep e STTR.
A assessora de Política Agrícola da Fetaep, Ana Paula Conter Lara, falou das principais ações realizadas pelo departamento e destacou a ampliação das parcerias e participações em câmaras técnicas de instituições parceiras. Além disso, apresentou ações a serem realizadas em 2023, em que são comemorados 60 anos de atividades da Fetaep.
Alexandre Leal, secretário de Juventude, Política Agrária e Meio Ambiente da federação, convidou os participantes a participarem do Festival Estadual da Juventude, que será realizado em março, e apresentou os planos para o evento, que vai trabalhar o envolvimento dos jovens no movimento sindical, a sucessão rural e a permanência no campo.
A secretária de Mulheres, Políticas Sociais e Terceira Idade, Ivone Francisca de Souza, destacou a importância da participação das mulheres agricultoras familiares do movimento sindical na Marcha das Margaridas, que será realizada em agosto, em Brasília, para a defesa dos direitos femininos e o desenvolvimento de políticas públicas para este público.