Notícia

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Seminário de Horticultura conta com presença da FETAEP

Em Umuarama, Marcos Brambilla dialoga com agricultores familiares sobre crédito rural

Crédito rural foi um dos temas apresentados hoje (17) pelo vice-presidente e secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, durante o 2º Seminário Regional de Horticultura, realizado em Umuarama pelo Instituto Emater, com apoio da Federação. Entre as políticas públicas disponíveis, Brambilla citou o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o Plano Safra 2017/2018 de 30 bilhões. “É nítida a mudança que ocorre nas propriedades que acessam o crédito. Com investimentos, a família vê oportunidades de permanecer no campo com renda e qualidade de vida”, disse para a plateia de 300 pequenos produtores da região.

No entanto, continuou Brambilla, para que isso ocorra é preciso conhecimento e informação. “É aí que a FETAEP e o Movimento Sindical entram, levando informações até os agricultores e viabilizando que novos projetos de vida no campo sejam concretizados”, comentou. Para ele, as entidades sindicais de fato, com representatividade e não apenas representação, são instrumentos de luta política. “Graças a nossa atuação que programas como o PRONAF foram conquistados, tendo sido fruto do Grito da Terra Brasil de 1995”, acrescentou.

Brambilla também lembrou aos participantes do Seminário sua trajetória à frente do Movimento Sindical, quando iniciou como coordenador de Jovens da Regional Oeste há 15 anos, e sua história de vida no meio rural. Ao falar da juventude, mencionou que para esta parcela da população rural o crédito se torna ainda mais importante. “Além de agregar valor na propriedade, esse jovem passa a fazer projetos de vida no sítio, concretizando aí mais uma bandeira de luta do Movimento Sindical, que é a sucessão rural”, concluiu.