Notícia

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Secretários do Trabalho e da Agricultura na 1ª assembleia do ano

Norberto Ortigara e Luiz Claudio Romanelli participaram da abertura política da assembleia geral extraordinária da Fetaep com 130 dirigentes sindicais do meio rural de todo o Paraná

Na manhã de sexta-feira (dia 25), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná reuniu 130 dirigentes sindicais dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de diversos municípios do interior do Estado para a realização da 1ª assembleia geral extraordinária de 2011.

A abertura da assembleia, que foi às 9h, contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Claudio Romanelli. A presença dos secretários é muito significativa para a base de Sindicatos filiados à Fetaep, por se tratar das duas secretarias que mais estão em contato com as ações e lutas do Movimento Sindical Rural.

Na pauta, estão previstos debates dos pontos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2011/2012, entre eles o aumento salarial e outras reivindicações de caráter socioeconômico em prol dos assalariados rurais, e também assuntos gerais que envolvem as políticas públicas para a agricultura familiar.

A Convenção Coletiva da Fetaep representa trabalhadores rurais que residem em municípios que não possuem um Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “Além disso, os Sindicatos filiados também podem utilizar a CCT como modelo para a elaboração dos Acordos Coletivos firmados nos municípios”, informa o presidente da Fetaep. Após o debate dos pontos sociais e aprovação do índice de reajuste, uma comissão de negociação será instaurada para dialogar com a entidade patronal, a Faep.

A assembleia ocorrerá durante todo o dia 25 e deverá terminar por volta das 19h.