Notícia

terça-feira, 22 de março de 2022

Secretaria de estado propõe criação de Fundo Estadual para a Mulher

Fetaep participa de lançamento do Plano Estadual dos Direitos da Mulher 2022-2025 e discute fundo

Durante o lançamento do Plano Estadual dos Direitos da Mulher 2022-2025, nesta segunda (21), foi apresentado o projeto de criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher. Comandado pelo secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, o evento contou com a participação da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e das representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. A secretária de mulheres da Fetaep, Ivone Francisca de Souza, participou da cerimônia. O documento contém o conjunto das políticas públicas a serem adotados pelo Governo do Estado e a sociedade civil para a proteção e a garantia dos direitos das mulheres.

“O pedido para a criação da fonte de recursos vai ser encaminhado à Secretaria da Fazenda. Os recursos são fundamentais para que as ações previstas no Plano Estadual sejam colocadas em prática, não fiquem apenas no papel”, destacou o secretário Ney Leprevost.

Para a representante do Ministério Público no Conselho, Ana Carolina Franceschi, o plano tem relevância fundamental para as políticas públicas para as mulheres no Paraná. “A nossa preocupação é evitar a precarização da vida da mulher no Estado”. Segundo a vice-presidente do Conselho Estadual da Mulher, Maria Izabel Correia, o Plano é o início de uma estratégia para garantir os direitos da mulher no Estado. “Precisamos atender as mulheres das mais diferentes condições, principalmente aquelas que estão mais distantes do acesso aos direitos, como as indígenas e as que vivem nas comunidades mais vulneráveis.”

O Plano Estadual estará disponível on-line a partir do próximo dia 30, para todos os interessados. “Ainda temos um longo caminho a percorrer para que as mulheres não sejam mais vítimas de violência, mas estamos conquistando avanços importantes”, destacou a chefe do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Mara Sperandio.