Notícia

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Saneamento básico foi tema de curso realizado pela Região 3 da Fetaep

Devido à preocupação com o meio ambiente, dirigentes sindicais, agricultores e técnicos debateram sobre a destinação do lixo na área rural, assim como a qualidade da água e o tratamento de

Aula prática de proteção de uma fonte de água.

A Região 03 da Fetaep realizou em Cianorte, no dia 19 de abril, um curso de capacitação sobre Saneamento Básico Rural. Ao todo 39 participantes, entre dirigentes sindicais, agricultores e técnicos, debateram sobre a destinação do lixo na área rural, a qualidade da água, o tratamento de dejetos e sobre a proteção de minas de água. O evento foi organizado pelo assessor regional Éder de Oliveira e contou com o apoio do Instituto Emater.

Segundo Oliveira, o principal objetivo foi orientar os associados dos STTR´s em busca de uma maior qualidade de vida no meio rural.
De acordo com ele, na área rural é mais fácil dar destino ao lixo orgânico, transformando-o em compostos para uso como adubo. “Já o lixo seco (plástico, papel, metal) é mais difícil, pois a logística de recolhimento deste material é complicada devido à distância”, disse. Para ele, os dejetos também são fonte de preocupação, “pois o uso de fossas simples e construção de esterqueiras inadequadas podem contaminar as águas do lençol freático”, ponderou Oliveira.
 
Durante o curso, a parte da manhã foi destinada à teoria com estudos e exemplos de diversas alternativas para cuidar melhor do meio ambiente. Já no período da tarde, o ponto alto foi a aula prática de proteção de uma fonte de água.
 
Com informações de Eder Oliveira – Assessor da Região 03