Notícia

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Saiba como foi o 2º Encontro Regional De Mulheres do HF

Evento parte do projeto de Olericultura na região de União da Vitória

Aconteceu nesta quarta (26), o 2º Encontro Regional De Mulheres do HF, que faz parte do projeto de Olericultura na região de União da Vitória já tem sido desenvolvido há mais de 15 anos. Nos últimos seis anos, com o desenvolvimento do projeto HF, que adaptou e organizou as atividades entorno da olericultura e fruticultura da região, detectou-se que principalmente as hortaliças são produzidas, administradas e gerenciadas por mulheres agricultoras familiares. O evento foi organizado pelo IDR-PR, em parceria com FETAEP e STTR do município, COOAVI, SENAR, Prefeitura de União da Vitória, Casa Familiar Rural, ACEUV, CRESOL, IFPR e EPAGRI.

A FETAEP foi representada no encontro pela consultora em Formação Sindical da FETAEP, administradora de empresas, Paula Shizuka Shirata, pelo presidente do STTR de Cruz Machado Silvio Kazenoh e pela secretária de finanças do STTR Sandra Soares. Participaram das cerimônia o prefeito de Cruz Machado, Senhor Antonio Luis Szaykowski;   Marcelo Schlenert, representando o prefeito de União da Vitória, Senhor Bachir Abbas; o gerente regional do IDR-PR União da Vitória Rubens Sieburger Costa; o diretor presidente da Cooperativa Agroecológica Vale do Iguaçu Ademir Costa; a, a engenheira agrônoma e coordenadora estadual de Promoção Social e Cidadania – IDR-PR Daniele Martin Sandri; a professora da Casa Familiar Rural e Engenheira Agrônoma Ana Claudia Ruiz Isidoro; a gerente da Associação Comercial e Industrial de União da Vitória Maristela Calixto dos Santos; a conselheira da Cresol Horizonte Rossany Zappe, representando o presidente da CRESOL, Jonas Uss; a coordenadora do Curso de Agronomia do IFPR Lorena Izabel Lima; e o supervisor regional do SENAR, Eduardo Figueiredo Mercado.

O encontro regional teve como objetivo unir forças e fortalecer o desenvolvimento das mulheres rurais voltadas a hortaliças e frutas da região no cenário estadual. A programação de palestras seguiu esta mesma linha de trabalho. Entre os temas, “Procuradoria da Mulher”, com a professora, vereadora e procuradora da Mulher Sandra Rosane Nowak;  “Novas Tecnologias do HF e Sistema de Plantio Direto na Horticultura”, com as engenheiras agrônomas Daniele Kloc, Josiane Kurtner e Anne Sass; “A Importância da Mulher no Movimento Sindical”, com Paula Shizuka Shirata; “Saúde e bem-estar feminino” com a Rede Feminina de Combate ao Câncer; “Caso De Sucesso: Plantas Medicinais”, com a empreendedora e agricultora Marina Sandeski; “Sucessão Familiar”, com a engenheira agrônoma e professora Sandra Brixi; “Mulher, Simplesmente Mulher”, com a conselheira da Cresol Horizonte Rossany Zappe; e “Mulheres Extraordinárias”, com o CEO da Agroburei Agribusiness, Luiz Burey.