Notícia

sexta-feira, 22 de março de 2013

Richa anuncia concurso para 1.246 vagas na Emater e Adapar

Fetaep comemora a contração que em muito vai beneficiar o trabalho dos agricultores familiares.

O governador Beto Richa autorizou no dia 21 de março, em Curitiba, a realização de concurso público para a contratação de 700 profissionais técnicos para o Instituto Paranaense de Assistência Técnica (Emater) e outros 546 para a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar). Ao todo serão 1.246 novos servidores. O edital deve ser publicado nas próximas semanas.

“Herdamos um Estado com estruturas para atendimento e apoio à agricultura e pecuária completamente desmanteladas. Com planejamento e austeridade na aplicação dos recursos foi possível lançar este concurso”, disse Beto Richa, aos dirigentes de entidades patronais e sindicatos rurais e servidores do Estado que participaram de um café da manhã para lançamento do concurso, na sede do Instituto Emater. 

 

A Fetaep - que foi representada por seu presidente, Ademir Mueller, e pelo secretário de Política Agrícola, José Carlos Castilho - comemora a contração. Segundo Mueller, há vários anos a Federação vem fazendo essa demanda ao Governo e se sente agraciada por ser atendida nesta gestão. “Esse sempre foi um item crucial das pautas dos Gritos da Terra e estamos satisfeitos em constatar que o governador está atento às nossas demandas”, reconheceu o presidente da Fetaep.

 

Richa também destacou que o Instituto Emater lançou um Programa de Demissão Voluntária (PDV) que deverá resultar em uma economia de R$ 15 milhões na folha de pagamento do Estado. A medida vai possibilitar a realização de concurso para a contratação de novos servidores. “A expectativa é aumentar a receita até a realização do concurso porque a população, e principalmente os produtores rurais, não podem esperar”, destacou Richa.

Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o PDV do Instituto Emater deverá ter a adesão de cerca 300 funcionários contratados pelo regime CLT e já estão aposentados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e que ainda prestam serviço na empresa. “Há anos a empresa não passa por renovação em seus quadros”, disse Ortigara. 

O último grande concurso público realizado para o Instituto Emater foi em 1991. Para a Adapar, este é o primeiro processo seletivo desde que a empresa foi criada em 20 de dezembro de 2011. “Estamos promovendo condições de trabalho aos produtores rurais e o desenvolvimento do agronegócio em todo o Estado”, disse Richa.

Com informações da AEN.