Notícia

quarta-feira, 08 de agosto de 2018

Regional de Campo Mourão realiza II módulo da ENFOC

Formação Sindical a pleno vapor

De 30 de julho a 1º de agosto, a Regional de Campo Mourão sediou o II módulo da ENFOC, em Araruna. Foram três dias em que os educandos da Regional estiveram imersos em muita história de como se deu a formação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, assim como da prática sindical. O tema desse eixo foi “História, Concepção e Prática Sindical”.

Os trabalhos formativos foram conduzidos pelo secretário de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues, pelo secretário de Assalariados e Previdência Rural, Carlos Gabiatto, e pela própria rede de educadores. Rodrigues dialogou sobre a organização e gestão sindical diante do atual cenário político e econômico com um olhar voltado para a mudança, enquanto Gabiatto resgatou a história do Movimento Sindical utilizando, como metodologia, sua própria trajetória como exemplo.

Vivência pedagógica – Dois Sindicatos com realidades bem distintas foram visitados pelos educandos da ENFOC Campo Mourão: o de Janiópolis, que apesar das dificuldades tem conseguido tocar o trabalho, e o de Araruna, que se tornou uma referência no município até mesmo entre os urbanos. E os resultados da metodologia aplicada surpreenderam. Segundo a assessora de Formação, Luciana Polizeli, o grupo se sensibilizou diante das dificuldades enfrentadas pelo Sindicato de Janiópolis e propuseram a realização de um mutirão entre os STR´s  da Regional para auxiliar no atendimento e até mesmo nas visitas às propriedades. “Foi muito bacana ver a integração e a solidariedade que brotou da visita”, comenta.