Notícia

segunda-feira, 13 de março de 2023

Regional 7 faz evento sobre Previdência Social

O evento teve como objetivo apresentar as mudanças do novo sistema previdenciário

No dia 9 de março, aconteceu, em Santo Antônio da Platina, um evento sobre Previdência Social da Regional 7 – Norte Pioneiro, com a participação de STTRs dos municípios da região, além do secretário-geral da Fetaep Alexandre Leal dos Santos, a assessora de mulheres Maristânia Szulak Izé, o presidente da Fetarp Claudinei de Carli, o coordenador da regional Edvard José de Oliveira e o assessor do convênio Fetaep/IDR Valter Coffani. A reunião contou ainda com Marcela Carneiro do STTR de Pinhalão, Neuza Mariano do STTR de Jaboti, Nataly Fernanda do STTR de Carlópolis e Ondina Santos do STTR de Tomazina.

O evento, que teve como objetivo apresentar as mudanças do novo sistema previdenciário, também discutiu temas de trabalho para o ano, ressaltando a importância da participação da regional em eventos como o Festival Estadual da Juventude, o Festival Nacional da Juventude Rural e a Marcha das Margaridas. A mobilização para os eventos é uma forma de envolver os integrantes do movimento sindical, os agricultores familiares e trabalhadores rurais na discussão de políticas públicas relevantes para este público, como é o caso da sucessão rural.

Claudinei de Carli, presidente da Fetarp, trouxe para a reunião da regional a discussão sobre os assalariados rurais, de forma a discutir a pauta da convenção coletiva de trabalho, os acordos coletivos de trabalho, além da valorização do piso regional como referência das negociações e a garantia de direitos do trabalhador, de forma a avançar nas negociações e promover a autossustentação e o fortalecimento do movimento sindical.