Notícia

domingo, 25 de março de 2012

Região 3 da Fetaep realiza encontros com trabalhadoras rurais

Cianorte e Umuarama foram palco de várias atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Campeonato de pesca realizado em Cianorte.

No mês da mulher, a Região 3 promoveu dois Encontros de Trabalhadoras Rurais – um em Cianorte e o outro em Umuarama - que teve como lema: Conquistas, Empreendedorismo e Sindicalismo da Mulher Rural.

Em Cianorte o evento foi realizado no dia 21 de março com uma grande parceria entre os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, o EMATER/SEAB e a Prefeitura de Cianorte. Contou com a presença de 145 mulheres do campo. Após as palestras foi realizado um campeonato de pesca que premiou as duas mulheres que pescaram os primeiros peixes, as que pescaram os dois maiores peixes e a que pegou o menor. A Fetaep foi representada pelo delegado regional, Márcio Serenini, e pelo presidente do STTR de Cianorte, Alex Gavioli.
Já em Umuarama, o evento foi realizado no dia 22 de março e também foi um sucesso de público, com a presença de 175 mulheres. Representando a Fetaep estavam o presidente do STTR de Iporã, Carlos Sestari, e o presidente do STTR de Umuarama, Valentin Spancerski.
O assessor da Região 03 da Fetaep, Éder de Oliveira, destaca o empenho de todos presidentes dos Sindicatos da Região 03 e das coordenadoras municipais e regionais de mulheres para a realização dos dois encontros. “Não tivemos apenas o objetivo de reunir um grande público, mas sim fazer um trabalho com um grupo pequeno de mulheres em cada município que pudesse contribuir com a organização de suas ações nos seus Sindicatos”, informou Oliveira.
Para ele, o trabalho foi dirigido para despertar o protagonismo da mulher no campo, mostrando que a mão de obra delas não deve ser considerada somente uma “ajuda” na propriedade. “Porém, para isso, é importante que a mulher esteja engajada nas lutas sindicais e que ocupe os espaços conquistados”, salientou.
Com informações de Éder de Oliveira – Assessor da Região 03 da Fetaep