Notícia

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Ratinho Junior recebe da Fetaep e Fetarp pauta de reivindicações da agricultura familiar

A expectativa das federações e do MSTTR é que o governo estadual amplie diálogo e negociação

Nesta segunda (26), o governador Ratinho Junior, candidato à reeleição no Estado, visitou a sede da Fetaep, em Curitiba, onde foi recebido pela diretoria da federação e por dirigentes e funcionários de sindicatos da regional Curitiba. O governador - que veio acompanhado do vice-governador Darci Piana e do secretário de Agricultura e Abastecimento Norberto Ortigara - recebeu do presidente da Fetaep Aparecido Callegari um documento elaborado em conjunto pela Fetaep e Fetarp, com propostas de políticas públicas e ações que visam melhorar as condições de trabalho de homens e mulheres do campo. Outro documento elaborado nacionalmente pelas mulheres agricultoras familiares foi entregue pela secretária de mulheres Ivone Francisca de Souza, com demandas relacionadas às mulheres, à família, à educação e à saúde no campo. O secretário-geral Alexandre Leal fez uma apresentação das propostas, ressaltando a relevância da agricultura familiar para a segurança alimentar no estado, destacando a importância de criar políticas públicas destinadas aos trabalhadores do campo e a necessidade de interlocução entre as instituições e o movimento sindical. Compuseram a mesa ainda o secretário de Finanças e Administração José Amauri Denck, o presidente da Fetaep Carlos Gabiatto e o presidente do Republicanos no Paraná Waldemar Bernardo Jorge.

Eles conversaram com a diretoria das federações e com representantes do MSTTR, que expuseram a necessidade de ampliar o diálogo e as ações direcionadas aos trabalhadores rurais e agricultores familiares do estado, como o fortalecimento dos acordos de cooperação técnica para extensão rural, desenvolvimento e facilitação de acesso a tecnologias no campo, acordos para garantir merenda escolar de qualidade, facilitação a crédito, além de políticas ambientais, agrárias e destinadas a jovens e mulheres. O objetivo dos documentos é viabilizar o desenvolvimento rural sustentável e solidário e estabelecer parcerias e reduzir as desigualdades sociais, a discriminação de gênero e etnias.

“É uma honra poder estar aqui novamente e, assim como na eleição passada, ouvir as suas reivindicações. Acredito que conseguimos obter importantes avanços nos últimos quatro anos e vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais a vida dos agricultores e trabalhadores do campo”, disse Ratinho Junior, lembrando que 85% das propriedades rurais do Paraná são de pequeno e médio porte e que o objetivo é preparar estes produtores para lidarem com a nova dinâmica econômica no campo, assim como melhorar a vida das famílias, das mulheres e dos jovens que trabalham no meio rural.

O presidente da Fetaep, Aparecido Callegari, agradeceu a disponibilidade do governador em dialogar com as lideranças do setor durante o seu governo. “Esperamos que assim como foi feito nestes últimos anos, possamos continuar conversando sobre as nossas necessidades e sermos atendidos pelo Governo do Estado para que os trabalhadores rurais e os agricultores tenham melhores condições de vida”, declarou. A expectativa das federações e do MSTTR é que o governo eleito amplie diálogo e negociação a partir desta pauta de reivindicações, que contempla 44 itens e engloba temas referentes à política agrícola, política agrária, meio ambiente, jovens, mulheres e assalariados rurais.