Notícia

quinta-feira, 08 de junho de 2017

PROSOLO se expande pelo Paraná

Entidades parceiras, entre elas a FETAEP, concluem rodada de divulgação do Programa pelo interior do Estado.

Maringá, Carambeí, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Umuarama e Apucarana foram as cidades polos que receberam a comitiva empenhada em dissipar pelo Estado as informações sobre o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (PROSOLO Paraná). Puxadas pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB) e pelo Emater, a FETAEP e demais entidades parceiras já falaram com mais de 2 mil pessoas, entre lideranças de base, sindicalistas, técnicos e alguns produtores rurais sobre a necessidade de recuperar e preservar os solos e aguas com vistas a uma produção mais rentável, mas também sustentável com mais renda para o presente e o futuro.

Ao unir forças em favor de uma causa tão importante como a preservação dos solos e águas, as entidades apostam no poder de multiplicação dos participantes dos eventos. “Estamos investindo no diálogo com as lideranças para que este time possa multiplicar junto à base as informações. Queremos que chegue ao maior número possível de agricultores, afinal o PROSOLO é para todos”, afirma o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, que participou de seis encontros. Em Apucarana, a Federação foi representada pelo presidente Ademir Mueller.

O PROSOLO é destinado a todos os agricultores que tenham problemas com erosão, manejo de solo e água. Sua adesão é voluntária e o prazo termina no final do mês de agosto. Àqueles que aderirem ao programa terão vantagens, conforme prevê o decreto do Governo do Estado. Já os que ignorarem e forem alvo de fiscalização por parte da ADAPAR e, como consequência, multados. “Não há custo algum, pelo contrário, apenas vantagens. Aqueles que seguirem as orientações técnicas terão resultados muito mais satisfatórios de suas produções já que um bom manejo, com solo preservado e plantio correto, representa mais renda e produção, além de garantir a vida útil do solo para plantios futuros”, pondera Brambilla.