Notícia

quarta-feira, 05 de julho de 2017

Programas de governo devem beneficiar a agricultura familiar

FETAEP comemorou o lançamento que deverá resultar no fortalecimento da agricultura familiar e garantir a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável

A FETAEP esteve ontem (dia 05) presente no lançamento dos novos programas lançados pelo governo do Estado, em Curitiba. O presidente da FETAEP, Ademir Mueller, comemorou o lançamento que deverá resultar no fortalecimento da agricultura familiar, além de garantir a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável. “As iniciativas do governo vão gerar dois grandes benefícios: primeiro o aumento da renda dos agricultores familiares, que agora terão mais espaço para comercializar seus produtos; e segundo a agregação de valor aos produtos da agricultura familiar”, disse durante o lançamento. As atividades serão desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, com apoio técnico do Instituto Emater. 

Mais de 4.000 pequenos produtores, de todo o Estado, serão beneficiados com programas como o Mais Renda no Campo, que estimula a geração de emprego e a redução da pobreza e da desigualdade social no meio rural; o Compra Direta Paraná, que garante a aquisição da produção agrícola a ser repassada à rede socioassistencial; e com a instalação de Restaurantes Populares, estabelecimentos com preços acessíveis à população carente. Além disso, o programa Banco de Alimentos, da Ceasa Paraná, foi ampliado. 

O governo vai aplicar R$ 43,6 milhões nos quatro programas, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná (Fecop), uma das medidas do programa de ajuste fiscal implantado pelo Estado para proteger o Paraná da crise nacional, e do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (Pró-Rural), que tem financiamento internacional. Somente no Compra Direta serão R$ 15 milhões.