Notícia

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Presidente Dilma recebeu a pauta do 18º Grito da Terra Brasil

Fetaep participou da audiência com a presidente.

Secretário de Agrárias da Fetaep, Marcos Brambilla, e a presidente Dilma Rouseff.

A Contag e representantes das Federações dos Trabalhadores na Agricultura entregaram a pauta do 18º Grito da Terra Brasil (GTB) a presidente Dilma Rousseff, no dia 27 de abril, no Palácio do Planalto, em Brasília. Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) também participaram da audiência. A Fetaep foi representada pelo secretário de Agrárias e coordenador estadual de Jovens, Marcos Brambilla.


O presidente da Contag, Alberto Broch, aproveitou a oportunidade para reivindicar uma providência do governo a respeito da representatividade sindical no campo, pois a Contag representa os agricultores e agricultoras familiares com até quatro módulos rurais. Mas, quem está recebendo a contribuição dos proprietários a partir de dois módulos rurais é a Confederação Nacional da Agricultura (CNA – patronal). Ele ainda fez um resumo dos pontos presentes na pauta, em que são apresentadas propostas de políticas para geração de renda aos agricultores familiares, sejam eles jovens, mulheres ou integrantes da terceira idade. Além disso, Broch também aproveitou para cobrar alguns pontos negociados no GTB do ano passado e que ainda não foram concretizados, como a questão do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e o projeto de esportes para a juventude rural.
 
Diante disso, relata Brambilla, o presidente da Contag solicitou à Dilma que os temas centrais da pauta sejam negociados diretamente com os ministros e não com técnicos representantes dos ministérios – como aconteceu no ano passado. “Ela aprovou a demanda e disse que quer ser informada de tudo aquilo que não estiver caminhando. Disse ainda que a Contag é uma das entidades parceiras que mais tem ajudado o governo com propostas concretas. Segundo Dilma, a Contag não apenas denuncia, mas também contribui com encaminhamentos e atua de forma íntegra”, afirmou Brambilla.