Notícia

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Presidente da Contag, Alberto Broch, elogia Fetaep

Estive aqui há alguns anos e hoje vejo que está muito melhor tanto politicamente quanto estruturalmente. Parabéns por vocês estarem investindo na casa do trabalhador rural”, disse Alberto

16-12-10 - O presidente da Contag conversou com as lideranças sobre a atual conjuntura política sindical e nacional, e também fez uma série de elogios à Fetaep e à diretoria, em especial ao presidente Ademir Mueller. Segundo Alberto, o dirigente da Federação desempenhou um papel fundamental durante o 10º Congresso da Contag – evento este que o elegeu presidente da Confederação em 2008. “Parabéns pela liderança que vocês têm aqui, que durante o nosso processo eleitoral se demonstrou um grande articulador político. Com toda a certeza, ele e sua diretoria, foram responsáveis pela minha vitória”, revelou Broch.

Alberto também valorizou a participação que a Fetaep vem tendo nos eventos realizados em Brasília. “Antigamente, o Paraná levava – quando participava – um ou dois ônibus nos eventos de grande representação. Agora, vejo a Fetaep com 10, 12 caravanas”, comentou. É dessa maneira, continuou ele, que se faz um Movimento Sindical forte e atuante. “Com as nossas mobilizações, estamos dando um novo ânimo ao Movimento. Não é fácil, mas estamos conseguindo”, falou. A Contag, inclusive, está com grande reconhecimento internacional.

Broch também destacou a democracia interna que passou a fazer parte das entidades. “Hoje temos mulheres, jovens e idosos atuando em nossas direções. Devemos continuar nesse caminho, sempre respeitando e estando aberto ao debate”, mencionou.

O presidente da Contag ficou surpreso ao ver a Fetaep tão lotada e, principalmente, por verificar todas as melhorias prediais que foram feitas. “Estive aqui há alguns anos e hoje vejo que está muito melhor, quase não reconheci”, brincou. Disse ainda que todas essas melhorias são o reflexo de uma boa gestão. “Vejo Ademir, que vocês estão investindo na casa do trabalhador rural e também estão avançando cada vez mais na atuação sindical. Fico muito feliz com que vi aqui”, disse ele ao presidente da Fetaep.

Perspectivas econômicas - O Brasil está em um processo de evolução muito positivo. “Acreditamos que as melhorias continuem na gestão da presidente eleita, Dilma Rouseff”, comentou. No entanto, continuou Broch, o Movimento Sindical não pode relaxar. “Precisamos continuar lutando, tendo uma atuação forte e capaz de dialogar com propostas qualificadas”, ponderou.

Para ele, mesmo o Brasil tendo se destacado economicamente em um período de grande instabilidade econômica mundial, a agricultura continua em uma condição desigual, se comparada a outros setores da economia. “Enquanto países da Europa e da América do Norte sucumbiram, conseguimos atingir um bom índice de crescimento. No entanto, nós da agricultura, mesmo com todos os avanços que conquistamos, continuamos em uma situação delicada”, salienta.

O presidente da Contag acredita que, para fortalecer a agricultura, é preciso investir em dois pontos. “Primeiramente, em assistência técnica rural em tempo integral para depois pensar em políticas que melhorem a renda do agricultor – ainda temos muita gente passando fome em nosso país, sendo muitos deles trabalhadores rurais”, exemplifica.