Notícia

quinta-feira, 02 de julho de 2015

Preparativos para a Marcha das Margaridas 2015 em alta

Previsão é de que a 5ª edição do evento mobilize cerca de 70 mil mulheres de todo o Brasil

Companheiras, trabalhadoras do campo, das florestas e das águas, mulheres do norte ao sul do Brasil seguem em marcha com os preparativos para a 5ª Marcha das Margaridas que acontecerá no mês de agosto, em Brasília. Em 2015, o histórico movimento adota o lema “Margaridas seguem em marcha por desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade”.

Convocado pela CONTAG, este é o maior evento de mobilização e formação protagonizado por mulheres na América Latina, realizada em parceria com outras entidades. Entre elas, as Federações de todos os estados brasileiros e os mais de 4 mil sindicados de trabalhadores e trabalhadoras rurais do Brasil. A FETAEP estará representada pela secretária de Mulheres, Marucha Vettorazzi, e demais mulheres trabalhadoras representantes de todo o estado do Paraná, além dos diretores das outras pastas da Federação.

Esta 5º edição da Marcha tem como principal foco continuar a luta estratégica das mulheres do campo e das florestas contra todas as formas de violência e discriminação, por um projeto de desenvolvimento que amplie e consolide a democracia. A expectativa é de que, em 2015, mais de 70 mil mulheres participem da mobilização, prevista para acontecer nos dias 11 e 12 de agosto.

A Marcha das Margaridas é o momento de empoderamento e afirmação da importância do papel das mulheres na agricultura familiar, na produção de alimentos e na segurança alimentar. Segundo Marucha Vettorazzi, vivemos em uma sociedade que deve tender à inclusão, e não à exclusão. “O fortalecimento do papel feminino na sociedade é importante não somente para a própria mulher, mas também para todo o núcleo familiar, na tentativa de evitar o êxodo e estimular a sucessão rural”, afirma ela. É um grito por um olhar diferenciado da sociedade sobre o valor do campo e da mulher no campo, dentro das comunidades rurais.