Notícia

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Plano Sustentar: o despertar do MSTTR

Fortalecimento político e financeiro para os Sindicatos

Alavancar as ações dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, fortalecer a representatividade sindical e trazer os trabalhadores e as trabalhadoras para dentro das entidades sindicais são alguns dos objetivos do Plano Sustentar – que tem sido disseminado por todo o Paraná pela FETAEP. Desde o final de agosto, toda a diretoria da Federação tem se engajado na divulgação do Plano devido sua importância em busca do despertar do MSTTR. As 10 regionais foram visitadas pela FETAEP.

“O Sustentar busca não só o fortalecimento do Movimento, mas também propicia uma reflexão em torno das nossas ações enquanto dirigentes sindicais e dos planos de lutas já realizados até o momento. É um olhar para dentro em busca da nossa sobrevivência no futuro”, afirma o secretário de Formação e Organização Sindical da FETAEP, Cláudio Rodrigues. Afinal, continua Rodrigues: “se não nos mexermos agora, saindo do comodismo, não conseguiremos manter as portas dos nossos Sindicatos abertas para atender o agricultor e a agricultora”, destaca.

Sustentado em três eixos – Gestão, Formação e Comunicação – o Plano Sustentar tem como foco sensibilizar a categoria trabalhadora rural a se sindicalizar e a se manter sócio(a). Porém, não é só isso. “Criará espaços formativos que propiciem a interação entre a categoria e o Sindicato e trabalhará muito com a ética embasando a gestão administrativa”, comenta. Somado a isso entra a comunicação sindical que desempenha um importante papel na democratização da informação. “Ou seja, teremos como papel socializar com os demais – não apenas com o nosso público – aquilo que estamos fazendo”, salienta o secretário de Formação.

Para ele, os três eixos devem caminhar juntos. “Afinal, é preciso gestão para bem administrar a entidade e ofertar atrativos ao associado; formação para desenvolver o senso crítico e político de cidadania dos trabalhadores e trabalhadoras rurais; e comunicação para dar voz às ações”, resumiu Cláudio Rodrigues, dizendo ainda que o principal propósito da FETAEP é resgatar a militância que se encontra adormecida em alguns dirigentes sindicais. 

Agenda - Durante o mês de agosto e setembro a diretoria da Federação já passou pelos municípios de Pato Branco (Regional 1), Corbélia (Regional 2), Umuarama (Regional 3), Paranavaí (Regional 4), Campo Mourão (Regional 5), Astorga (Regional 6), Guarapuava (Regional 8) e Curitiba (Regional 10). Para o mês de outubro ficaram as cidades de Santo Antônio da Platina (Regional 7) e Jardim Alegre (Regional 9).