Notícia

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Plano Safra - Renegociando a dívida

Agricultores que têm três ou mais operações de crédito rural com parcelas vencidas que estão com dificuldades de efetuar o pagamento, devem pedir a renegociação até o dia 31/10/11

Agricultores e agricultoras que têm três ou mais operações de crédito rural com parcelas vencidas - ou que vencerão em 2011 - que estão com dificuldades de efetuar o pagamento, devem pedir a renegociação até a data de vencimento da prestação. A orientação é do secretário de Política Agrícola da Fetaep, José Carlos Castilho. Segundo ele, a renegociação das operações de custeio da safra 2010/2011 poderá ser feita em até quatro parcelas anuais, sendo a primeira ainda em 2011, no prazo máximo de 31 de outubro.

 
“Cada parcela deverá ter o valor mínimo equivalente à 25% da dívida”, comenta. Os 75% restantes, continua ele, deverão ser pagos nos três anos seguintes. De acordo com ele, a incapacidade de pagamento deverá ser comprovada por laudo técnico ou declaração do mutuário. E, além disso, as operações de custeio realizadas com recursos do BNDES não entram na renegociação.