Notícia

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Plano Safra chega a Londrina

A Federação já passou por Cascavel, Maringá, Curitiba, Guarapuava, Pato Branco e encerra o ciclo com Londrina.

FETAEP chegou hoje em Londrina com as informações do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020. Este é o sexto Seminário de Desenvolvimento Rural e Políticas Públicas de Crédito realizado pela FETAEP, em parceria com SEAB, EMATER e SENAR. O vice-presidente da Federação e secretário de Política Agrícola, Marcos Brambilla, está conduzindo os trabalhos. A Federação já passou por Cascavel, Maringá, Curitiba, Guarapuava, Pato Branco e encerra o ciclo com Londrina.  

Os eventos regionais não levaram apenas as informações acerca do que está por vim nesta Safra, mas também apresentaram toda uma conjuntura econômica embasada em análises técnicas de aplicabilidade dos recursos do PRONAF do ponto de vista qualitativo e quantitativo, visando otimizar os recursos. A FETAEP também elaborou e produziu 25 mil cartilhas que foram distribuídas aos participantes durante os eventos. 

Dados Plano Safra - Estão previstos R$ 30 bilhões para financiamento do Plano Safra da Agricultura Familiar no período de julho de 2017 até junho de 2018 conforme anunciado pelo governo no dia 31 de maio. De modo geral, as regras do PRONAF crédito foram mantidas, com taxas de juros entre 2,5% e 5,5% ao ano. Entre as novidades, agora o Plano possui a característica de ser plurianual – o que trouxe a ele uma gestão mais estruturada, com mais clareza e previsibilidade -, mas o volume de recursos foi projetado apenas para a safra atual, 2017-2018.