Notícia

segunda-feira, 05 de março de 2018

Pesquisas buscam soluções para o manejo e conservação de solos no Estado

Para evitar cenas de erosão como estas é que o PROSOLO foi criado

Comitê gestor do Programa Integrado de Conservação de Solos e Aguas do Paraná (PROSOLO), do qual a FETAEP faz parte, esteve reunido no dia 3 de março, em Curitiba. O objetivo do encontro foi retomar o trabalho de divulgação do Programa por meio das instituições participantes, cada qual informando sua base sobre as principais propostas do PROSOLO. “O foco agora será demonstrar que o programa não busca apenas a adesão dos agricultores, mas sim a retomada das práticas conservacionistas, conscientizando os produtores da importância de cuidar e preservar o solo e a água em suas propriedades”, comenta o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla.

Afinal, um dos pilares do PROSOLO é capacitar técnicos pelo Paraná afora para que estes, por sua vez, tenham condições de desenvolver projetos de recuperação de solos degradados. O Programa, todo estruturado em pesquisas aplicadas e trabalhos de extensão, representa uma grande oportunidade para que os agricultores planejem a recuperação de suas propriedades.

Já colocando em prática outro pilar do PROSOLO, que é a pesquisa, em 2017 foi realizada uma chamada pública para atrair novos projetos de pesquisas. Foram apresentados 40, destes 35 aprovados, que serão executados em 4 anos. Estão envolvidos nestes projetos 19 instituições, entre Universidades públicas, privadas e centro de pesquisas, e mais de quatro mil pesquisadores com o objetivo de buscar soluções para o manejo e conservação de solos no Estado, diminuindo assim os problemas nas lavouras do Estado.