Notícia

quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Paraná realiza 2º Congresso Estadual da CTB

A central, que tem pouco mais de dois anos de vida, já ultrapassou a marca de 600 sindicatos filiados no país, representando mais de 7% dos trabalhadores

Foi realizado nesta quarta-feira, 02 de setembro, em Curitiba, o 2º Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Paraná (CTB-PR). A central, que tem pouco mais de dois anos de vida, já ultrapassou a marca de 600 sindicatos filiados no país, representando mais de 7% dos trabalhadores. O Congresso da entidade no Paraná completou a etapa estadual, pré-requisito que antecede o Congresso Nacional, que acontecerá no final de setembro em São Paulo.

 

O evento contou com a presença de mais de 100 delegados(as) e representantes de entidades sindicais. A mesa de abertura foi coordenada pelo Presidente da CTB PR, José Agnaldo Pereira e secretariada pelo dirigente estadual da CTB, Zenir Teixeira. José Agnaldo fez a saudação inicial aos presentes relatando a trajetória e o crescimento da CTB. Também fez referência ao fato histórico que representou a apresentação do marco regulatório do petróleo no pré-sal, feita pelo Presidente Lula.

 

Fizeram parte da mesa e saudaram os participantes as seguintes autoridades:


Juvenal Pedro Cim - presidente da CGTB-PR;

Clementino Vieira - da Força Sindical;

Milton Alves - presidente estadual e membro do comitê central do PCdoB;

Rafael Clabonde, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES);

Núncio Manalla - representando a Secretaria Estadual do Trabalho e o Governo do Estado;

Elza Campos, - dirigente da CTB e Coordenadora da União Brasileira de Mulheres;

Luiz Gin - presidente da FETIEP;

Rogério Kormann - representando a UGT;
Ricardo Gomyde - recém empossado na Assessoria Especial do Ministério do Esporte;

Dos integrantes da Fetaep o presidente do STTR de Tamboara, Paulo Roberto Sanitá, falou representando os mais de 40 vereadores eleitos no Paraná, da base da FETAEP. Paulo falou da luta dos trabalhadores agrícolas, do corte de cana, da agricultura familiar, e também sobre a luta política nos municípios. Falou também sobre a concentração da renda, segundo ele a minoria rica tem ampla maioria no congresso, e isso prejudica a luta dos trabalhadores.

O presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná e vice-presidente da CTB-PR, Ademir Mueller, fez sua saudação falando que, ao ingressar na CTB ele participou da união das lutas dos trabalhadores do campo e da cidade, e percebeu como cada um pode aprender com a realidade do outro. Lembrou que, no último congresso da CONTAG, a CTB ajudou a fazer o resgate da entidade. "A união campo-cidade foi muito boa pra nós todos. Vamos participar do congresso nacional da CTB, porque queremos contribuir com as resoluções da CTB e influenciar nas políticas públicas voltadas ao campo", completou.

Por último, falou o dirigente nacional da CTB, José Batista Lemos. Ele disse que veio representar a direção nacional da central nesse congresso, pela sua ligação com a luta dos trabalhadores do Paraná e pela importância do Estado na fundação da CTB. José Batista lembrou dos debates iniciais sobre a construção de uma nova central, democrática, classista e de luta. "Não queremos que os trabalhadores sejam figurantes no cenário brasileiro, temos que ser protagonistas na transformação, temos que estar na direção do rumo do país. “Nós produzimos a riqueza, temos que ditar o rumo do nosso país", afirmou. Finalizando, acrescentou que para a classe operária jogar papel de protagonismo, é preciso que ela esteja unida. "Por isso lançamos a idéia de uma nova CONCLAT, para realizar na prática essa união, tirar uma plataforma comum", disse.

Os debates do 2º Congresso da CTB se estenderam pelo dia. Ao final, foi eleita para um mandato de 4 anos uma nova direção estadual para a entidade, e os delegados para o 2º Congresso Nacional da CTB. A diretoria da Fetaep ocupa nove cargos na direção da CTB/PR.

 

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), foi criada em 2007, com o objetivo de resgatar valores da luta sindical e para reafirmar a independência política frente a patrões e governos. O 2º Congresso Nacional da CTB, acontecerá de 24 a 26 de setembro, no pavilhão de eventos do Anhembi, em São Paulo.

 

- Ascom/ Fetaep

 

 



Galeria de fotos sobre esta notícia

2º Congresso Estadual CTB

fotos desta galeria