Notícia

terça-feira, 31 de maio de 2022

Paraná celebra um ano da certificação internacional

Governo e entidades do setor produtivo celebram status de área livre de febre aftosa sem vacinação

Nesta terça (31), um evento do Governo do Estado no Palácio Iguaçu celebrou um ano do reconhecimento internacional do Estado como área livre de febre aftosa sem vacinação. Certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o status é resultado de décadas de esforços conjuntos do poder público e do setor produtivo, na estruturação do sistema estadual de defesa sanitária. O selo abriu caminho para que o Estado – maior produtor de proteína animal do país – se credenciasse a disputar novos mercados internacionais não só aos produtos da bovinocultura, mas de outras cadeias, como suinocultura, avicultura e piscicultura.

O evento contou com a participação do governador Carlos Massa Junior; do secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins; da vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep), Ivone Francisca de Souza; do presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette; entre outras autoridades políticas e de representantes de entidades do setor agropecuário.

Segundo Ivone Francisca de Souza, “essa conquista é resultado de uma luta conjunta, que trouxe benefícios a todos, já que esse reconhecimento abre mais oportunidades e mercados para a carne paranaense, gerando mais renda nesta cadeia e empregos”. Ela destacou ainda que a Fetaep e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Paraná estão perto da base informando sobre a importância dessa conquista e a necessidade de fazer a atualização dos rebanhos para garantir a permanência desse status, que reforça a segurança sanitária dos rebanhos do Estado.

Conquista

O governador Carlos Massa Junior destacou que a conquista do reconhecimento internacional do Estado como área livre de febre aftosa sem vacinação se deu com a consolidação do sistema estadual de sanidade agropecuária, preparando o Paraná para uma nova etapa produtiva. “A gente não quer ser mais apenas um grande produtor de alimentos. Nós queremos ser o supermercado do mundo. Queremos industrializar tudo o que produzimos”, comentou, enquanto listava os projetos que têm como objetivo o desenvolvimento do setor agropecuário no Paraná. Para o secretário Norberto Ortigara, o Paraná precisa, agora, centrar esforços na abertura de novos mercados internacionais.

De acordo com o presidente da Adapar, Otamir César Martins, “a sanidade é um ativo para os produtos agropecuários paranaenses e, com este atributo, podemos inserir o nosso agro nos mercados que melhor remuneram. Estamos construindo o futuro”.