Notícia

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Palestra motivou e desafiou participantes

Jornalista Mira Graçano motivou os participantes do 2º Encontro de Comunicação.

O 2º dia do Encontro de Comunicação teve o propósito de motivar os dirigentes sindicais ao ressaltar a importância de cada um como comunicador. O dia de trabalho, além de dinâmico – já que estava recheado de oficinas e de muitas colocações dos participantes -, foi essencial para que cada um se reconhecesse como protagonista na promoção da comunicação.

O ponto alto do dia foi a palestra da jornalista Mira Graçano, que atua há 26 anos com comunicação. Em sua fala, ela destacou a importância da comunicação como estratégia e despertou em cada dirigente sindical a necessidade de uma agenda constante de mídia para o fortalecendo da entidade sindical.

“Comunicação é, acima de tudo, estratégia. Vocês precisam começar a falar – do jeito de vocês e com naturalidade própria de cada um – a vivência dessa categoria profissional tão rica. Apesar da enorme importância que a agricultura familiar e os assalariados(as) têm para a sociedade, o público externo – em especial o urbano – ainda não sabe como pensam, vivem, quais são seus valores e a sua rotina. E, quando acham que sabem, muitas vezes o apresentam de forma deturpada e estigmatizada. Fortaleçam as políticas de comunicação das regionais e se empoderem. Para isso, busquem parcerias e construam uma agenda constante”, disse a jornalista.

A mensagem de Mira Graçano aos dirigentes foi bem direta ao enfatizar a necessidade de começarem a se comunicar com a sociedade. “Se vocês não falarem, essa visão distorcida continuará imperando. Explorem as histórias de vidas que vocês acabam conquistando o apoio da sociedade e dos trabalhadores de uma maneira indireta. E, consequentemente, reforçam o papel de vocês”, orientou dizendo ainda aos presentes que todos são porta-vozes. “A vivência é de vocês. Portanto, confiança!”.


O que atrai a imprensa?

O fato novo e o extraordinário. Porém, na maioria das vezes, desse fato novo e extraordinário acabam surgindo pautas negativas. “Então, cabe a vocês criarem pautas e demandas positivas. Como? Digo aqui que é urgente a necessidade de jornalistas nas regionais sindicais. Só com isso, vocês passarão a conquistar a comunidade, o município. Fortaleçam os próprios veículos de comunicação. Caso contrário, outros movimentos sempre estarão “faturando” com conquistas de vocês. Busquem parcerias e ocupem os espaços nas rádios comunitárias”, orientou de forma clara e objetiva, além de dinâmica.

Mira foi âncora por 16 anos do jornal da RPC - afiliada da Rede Globo -, já atuou na RIC (Record) e na TV Educativa. Mas não foi só a TV que marcou a carreira de Mira. Também já atuou como editora do Jornal do Estado e foi âncora da rádio CBN. Além disso, é mestre em sociologia.