Notícia

terça-feira, 20 de março de 2012

Países do Mercosul integrantes da Coprofam debatem trabalho no campo

Além de propiciar o debate entre os países, a Coprofam elegeu a nova secretária geral: Alessandra Lunas (vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG) foi reconduzida a

Fetaep foi representada pelo secretário de Agrárias e de Juventude, Marcos Brambilla, em Buenos Aires, na Argentina.

Entre os dias 12 a 15 de março, 240 delegados e delegadas da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam) participaram da VIII Assembleia Ordinária, dentre a qual a Fetaep foi representada pelo secretário de Agrárias e de Juventude, Marcos Brambilla, em Buenos Aires, na Argentina. Além de Brambilla, a delegação brasileira foi composta por mais de 20 representantes, entre eles Alberto Broch, presidente da Contag, e Alessandra Lunas, vice-presidente. Estiveram presentes agricultores familiares, camponeses e povos indígenas da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Chile, do Paraguai, do Perú e do Uruguai.

Entre os objetivos do encontro, estavam analisar a atual situação do Mercosul no que diz respeito à vida e ao trabalho no campo. Cada representante dos países participantes fez sua apresentação acerca da realidade e dos problemas enfrentados. “Com a apresentação dos estudos, foi possível perceber que, cada vez mais, as dificuldades enfrentadas no campo se assemelham entre os países do Mercosul”, cita Brambilla.
 
Segundo ele, a maioria das dificuldadesdiz respeito à monocultura, à estrangeirização da terra e às más condições de trabalho entre os assalariados, entre outros. Brambilla diz ainda que enquanto alguns sofrem com a falta de terras, como o Chile por exemplo, outros sofrem com falta de políticas públicas. Já o Brasil, pondera ele, apesar de possuir espaço físico e as políticas públicas necessárias, apresenta uma ineficiência nas ações existentes. A Fetaep levou sua experiência com o Crédito Fundiário, Pronaf e sucessão rural.
 
Para o secretário de Agrárias e Juventude, o Coprofam é um importante espaço de debates que vem crescendo a cada ano. “Além disso, graças a esse intercâmbio, é possível unir forças e lutar em conjunto em busca do reconhecimento dos povos do campo”, salienta.
 
Além de propiciar o debate entre os países, a Coprofam elegeu a nova secretária geral: Alessandra Lunas (vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG) foi reconduzida ao cargo para dar continuidade ao trabalho de valorização e fortalecimento dos agricultores e agricultoras familiares. Brambilla foi eleito como titular da secretaria ampliada, que é formada por um membro de cada país.
 
Ao término dos trabalhos foi formulada a Carta de Buenos Aires, que vai orientar as ações da Coprofam pelos próximos dois anos, e também direcionar as futuras discussões do bloco do Mercosul com a OIT e com o Fórum Social Mundial.