Notícia

sexta-feira, 27 de março de 2015

Ônibus lilás chega à Lapa: mais uma conquista para as mulheres

Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres atende mulheres do campo vítimas de violência doméstica

 

As mulheres são hoje importantes protagonistas na construção e desenvolvimento ativo da nova ordem social. No último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o município da Lapa sediou o evento de lançamento das Unidades Móveis de atendimento à mulher do campo e da floresta em situação de violência doméstica. Fruto de uma parceria do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais da Lapa com a prefeitura municipal, o EMATER e a Polícia Militar, o encontro reuniu cerca de 300 mulheres do meio rural. A FETAEP esteve presente sendo representada pela secretária Estadual de Mulheres, Mercedes Demore e pela assessora de Formação Paula Shirata. Até a data de lançamento, o projeto já havia atendido 22 comunidades.

Unidades Móveis - A Unidade Móvel é um ônibus adaptado e equipado com duas salas para o atendimento emergencial, que tem o objetivo de implantar um modelo de atendimento multidisciplinar com uma equipe treinada para a escuta das denúncias e para prestar os primeiros atendimentos. Acolhendo mulheres da área rural mediante a atuação de profissionais das áreas de serviço social, psicologia e assessoria jurídica, o serviço itinerante (veja o box com o cronograma do trajeto), que começou a circular oficialmente no dia 23 de fevereiro, amplia o acesso das mulheres do meio rural em situação de violência à orientação de profissionais especializados.

O trabalho de apoio às vítimas, porém, não termina no atendimento nas unidades móveis. “Após um primeiro contato, as mulheres são encaminhadas para outras entidades, como a Secretaria Municipal de Inclusão e Ação Social, a Coordenadoria da Mulher, o Conselho e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou mesmo o próprio Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais” afirma a diretora geral do Sindicato da Lapa, Andrea Oliveira. “Dessa forma, as vítimas recebem um acompanhamento profissional a longo prazo”, diz.