Notícia

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Nova diretoria da FETARP toma posse em Curitiba

Federação representa atualmente mais de 300 mil assalariados no PR

Na quinta (17) passada, aconteceu a posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Estado do Paraná (FETARP), para o mandato 2022 – 2026. A federação representa atualmente mais de 300 mil assalariados no Paraná. O presidente atual da federação, Carlos Gabiatto, participou da cerimônia junto do presidente da Contar, Gabriel Bezerra Santos, o presidente eleito da FETARP Claudinei de Carli, a Procuradora-chefe do MPT PR em exercício Cristiane Lopes, o deputado federal Enio José Verri, a Secretária de Meio Ambiente da CONTAG Sandra Paula Bonetti. O presidente da FETAEP Marcos Brambilla, e o presidente da CTB Paraná Alexandre Húngaro da Silva. Estiveram presentes ao evento, além de representantes do MSTTR de todo o estado, Sandro Silva e Rafael, do Dieese.

Gabriel Bezerra  conduziu a cerimônia e deu posse à nova diretoria, formada pelo presidente Claudinei de Carli; o secretário geral Marcos Antonio de Oliveira; o secretário de Finanças e Administração Carlos Alberto Gabiatto; os suplentes da diretoria Fábio Henrique Amude, Daniel Alves de Quadros e Edivania Cajueiro dos Santos; o Conselho Fiscal, formado por João Sabatine, Ozatir Ribeiro Soares e Julmar Souza Dias, além dos suplentes Antonio Alves Lopes, Eliete Aparecida Rosa e Elaine Paggi Amude.

Segundo Carlos Gabiatto, que deixa a presidência, mas se mantém na diretoria da federação, a Fetarp tem como objetivo ser a voz dos trabalhadores rurais em todo o estado e que deve seguir na defesa dos direitos e buscar melhores condições de trabalho. O presidente empossado Claudinei de Carli confirmou seu compromisso com os trabalhadores rurais e a necessidade de ações contundentes em defesa dos homens e das mulheres que trabalham no campo. Para a procuradora do MPR PR, entidade que trabalha diretamente no combate dos abusos das relações de trabalho, destaca que o campo é ainda o lugar onde se tem, no Brasil, mais relatos de trabalhos em condições análogas à escravidão e que o trabalho da Fetarp é fundamental para que se desfaçam essas injustiças. “Vocês estão lá no campo, junto a essas pessoas, com a coragem e o compromisso de melhorar as condições de trabalho”, elogia Cristiane.

Para Verri, o momento é de mobilização. “Nós precisamos nos articular e defender a nossa gente.” Sandra Bonetti e Alexandre Húngaro, por sua vez, veem o momento com otimismo, mas concorda com a militância e o trabalho sérios para defender os direitos e os interesses das mulheres e dos homens no campo. Marcos Brambilla, que preside a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (FETAEP), encerrou a cerimônia com um resgate histórico das instituições parceiras, que caminham juntas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do campo.