Notícia

sábado, 25 de agosto de 2018

No Paraná, CONTAG realiza Oficina Estadual Sobre Sustentabilidade Político-Financeira

Encontro foi coordenado pelos assessores da Confederação, Evandro José Morello e Marcos Pereira dos Santos, com a participação ativa dos diretores da FETAEP.

Construir estratégias para o fortalecimento do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais foi uma das propostas da Oficina Estadual Sobre Sustentabilidade Político-Financeira, realizada em Curitiba, pela CONTAG, de 22 a 24 de agosto. Encontro foi coordenado pelos assessores da Confederação, Evandro José Morello e Marcos Pereira dos Santos, com a participação ativa dos diretores da FETAEP. Além deles, os representantes e coordenadores das Regionais Sindicais, somando um total de 40 participantes.

A atividade iniciou com a apresentação dos gráficos e planilhas que evidenciaram a realidade referente à arrecadação das contribuições e mensalidade social do MSTTR. Tudo com o propósito de demostrar a necessidade de retomada dos trabalhos de base junto às comunidades rurais. “Se fazer mais presente na vida do agricultor, sempre apresentando as conquistas, serviços e atuação do Movimento”, enfatizou Evandro Morello, que falou também sobre o atual cenário político. Segundo ele, a reforma trabalhista colocou em risco as conquistas do MSTTR. “Além de enfraquecer as entidades sindicais, prejudicou os trabalhadores”, disse, já deixando um alerta sobre a Reforma da Previdência que deve ser retomada após as eleições.

Portanto, o momento é de emparelhar as entidades sindicais e oferecer ainda mais serviços aos trabalhadores. “INSS Digital, DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF), COBAN (Correspondente Bancário do Banco do Brasil), CAR

(Cadastro Ambiental Rural), Certidão Negativa, CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), Fundo de Amparo Social, são apenas alguns dos serviços que todo Sindicato deve oferecer”, mencionou Marcos Pereira, dizendo ainda que o desafio do momento é fazer com que os dirigentes entendam que o Sistema Confederativo deve estar a serviço dos trabalhadores.

A diretoria da FETAEP apresentou todo o esforço da Federação em divulgar o Plano Sustentar. “Há mais de três anos estamos defendendo junto aos Sindicatos da Regionais da FETAEP a necessidade de se fazer um novo sindicalismo que una formação, com gestão e comunicação”, disse o secretário de Formação e Organização Sindical da Federação, Cláudio Rodrigues.