Notícia

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

No Dia das Pessoas Idosas, CONTAG e FETAEP destacam os principais direitos desse público

A pauta da terceira idade está entre as prioridades de luta da CONTAG, Federações e Sindicatos

Dia 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional das Pessoas Idosas. A data tem o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados com essas pessoas.

A pauta da terceira idade e pessoas idosas está entre as prioridades de luta da CONTAG, Federações e Sindicatos. A maior parte dos nossos associados e associadas integra esse grupo, formado de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares a partir dos 55 anos. 

Para a secretária de terceira idade da Fetaep, Ivone Francisca de Souza, é muito importante sensibilizar a sociedade para essa pauta da pessoa idosa e do envelhecimento em si, fase em que os cidadãos precisam ainda mais de proteção e cuidados. “Esta é uma das diretrizes de trabalho da Fetaep e dos sindicatos. Reconhecemos o valor de cada agricultor e cada agricultora que dedicaram a vida ao trabalho no campo e lutamos para que tenham seus direitos respeitados e estamos sempre em busca da melhoria de condições de vida deste grupo”, comentou a secretária.

“Ao longo de quase 60 anos de trajetória de lutas e conquistas do movimento sindical, acumulamos muitos direitos exclusivos para as pessoas idosas garantidos por lei, como atendimento preferencial, gratuidade no transporte público e na aquisição de alguns medicamentos, vagas de estacionamento exclusivas, desconto em atividades culturais e de lazer, pensão alimentícia, entre outros. Esses direitos são resultado de muita luta, muita negociação e um reconhecimento por toda contribuição que demos por muitos anos”, destacou o secretário de Terceira Idade da CONTAG, Antonio Oliveira.

“São muitos os nossos direitos e nem sempre são amplamente divulgados. É fundamental que todas as pessoas, idosas ou não, conheçam o Estatuto da Pessoa Idosa, pois precisamos fazer valer os seus direitos. Essa é, sem dúvida, a melhor forma de homenageá-los não só nesse dia, mas ao longo de todo o ano”, disse.