Notícia

sábado, 17 de outubro de 2015

Mulheres rurais em busca de igualdade

Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais propicia reflexão em torno do empoderamento feminino nos espaços de decisões.

Seja na família, ou nas comunidades e, mais ainda, no Movimento Sindical, a presença da mulher tem se tornado cada vez mais significativa e marcante. Ela vem conseguindo, aos poucos, romper algumas barreiras que ainda persistem nos tempos atuais – mas que já não condizem mais com a realidade. Querem uma vida diferenciada daquela vivida por suas mães e avós e sonham em construir um futuro melhor para filhas e netas.

Foi justamente com este espírito que a FETAEP realizou, de 14 a 17 de outubro, em Curitiba, o Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais. O evento contou com a presença de 60 mulheres, entre dirigentes sindicais e trabalhadoras rurais. O propósito foi apresentar possibilidades para as mulheres seguirem seu próprio caminho em busca da independência. Porém, vale ressaltar que elas não querem supremacia, mas sim igualdade de direitos.

Além da secretária de Mulheres da FETAEP, Marucha Vettorazzi, a abertura do evento contou com a presença do presidente Ademir Mueller, do secretário de Formação e Organização Sindical, Cláudio Rodrigues, do secretário de Assalariados e Previdência, Carlos Gabiatto, e da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Terezinha Ramos.

Vários temas importantes foram discutidos e apresentados às mulheres que buscam assumir o controle de suas próprias vidas, com a geração de renda. Entre eles, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a apresentação de experiências exitosas de mulheres trabalhadoras rurais com Ivone de Souza (Regional 6) e Aparecida Bondenzan Ramalho (Regional 3), além de um debate em torno da educação.