Notícia

sexta-feira, 12 de março de 2021

Mulheres da Agricultura Familiar participam de Feira Livre em Curitiba

Fetaep foi convidada no Mês da Mulher, pelo projeto de plantas medicinais

Em março, mês da Mulher, a Fetaep foi convidada pela Prefeitura de Curitiba a trazer agricultoras familiares para comercializarem seus produtos na Feira Livre de Produtos Orgânicos da Praça Osório, que acontece todas as sextas-feiras.

A Codaf, Cooperativa da Agricultura Familiar de Bocaiúva do Sul, é uma das convidadas. Mulheres da Cooperativa, através de um projeto da Fetaep, começaram a cultivar chás e plantas medicinais, para a diversificação da propriedade. Agora os produtos já estão à disposição do consumidor.  

A secretaria de Mulheres da Fetaep, através da coordenadora da Regional 10, Elisete Lovato, percebeu a necessidade da diversificação para as mulheres, sendo que algumas já queriam sair da propriedade e buscar renda em empregos urbanos.

Assim, a Fetaep e seus técnicos foram em busca de cursos de capacitação, informações, surgindo a ideia das plantas medicinais e chás. “Fizemos cursos e conversas. E conseguimos inclusive a doação de mudas para que elas começassem o cultivo. Agora tivemos este convite a participarmos da Feira, onde elas podem expor e comercializar seus produtos. Um espaço importante para chegar ao consumidor”, diz Ivone Francisca de Souza, diretora da secretaria de mulheres da Fetaep.

Ela explica que o próximo passo é buscar um espaço permanente de comercialização nesta e em outras feiras livres.

Participam da feira neste 12 de março, agricultoras familiares da Codaf com plantas medicinais, mel, suculentas e panc´s – plantas alimentícias não convencionais. E também a Agricultora familiar de Agudos do Sul, Mery Elias, com embutidos coloniais, banha, patê de torresmo e defumados de suínos.

A Feira da Praça Osório acontece das 8 às 14 horas, às sextas-feiras.