Notícia

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

MSTTR contra criação de entidades paralelas

A FETAEP mobilizou sua base para combater a criação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Assalariados de Centenário do Sul

Na primeira ação, que aconteceu no dia 06 de dezembro em Francisco Beltrão, a FETAEP mobilizou 70 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais para participar da assembleia que iria efetivar a criação da pretensa Fetraf-PR. Após ser impedida de presenciar o ato, a FETAEP realizou uma assembleia ali mesmo, a céu aberto, com os dirigentes sindicais presentes que, juntos, reprovaram a fundação da referida entidade pelo simples fato de os agricultores familiares já serem representados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP).

Toda a ação contou com o registro de um cartorário que ficou responsável de emitir uma ata notarial. Além disso, a mobilização também foi gravada e fotografada. Uma série de atos ilegais cometidos pela comissão pró-fundação da Fetraf-PR foram observados pelos assessores jurídicos e pelos dirigentes presentes. Segundo o presidente da FETAEP, Ademir Mueller, tal sandice foi coordenada pela Fetraf-Sul em Francisco Beltrão, com apoio da CUT, do MDA e da prefeitura local. 

Já a segunda ação iria acontecer no dia 07, em Centenário do Sul. No entanto, a comissão organizadora recuou ao verificar a mobilização da FETAEP e, no dia 06 de dezembro, publicou um edital no Diário Oficial da União cancelando a assembleia de criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Assalariados de Centenário do Sul e Porecatu.