Notícia

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Momento pede uma nova atuação sindical

Para os dirigentes sindicais que não procuram se aproximar dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, o presidente do STTR de Munhoz de Mello recomenda que mudem de trabalho. “É melhor deixar para outro, porque se esperar cair do céu, não vem não”, afirma Ozatir Soares.

Legenda: Visita à Chácara São Vicente, de Ossírio de Carli e Maheusso Pires de Carli, em Munhoz de Mello.

Prática sindical que vai de encontro ao trabalhador na base é o que traz resultados efetivos aos Sindicatos. É isso que a FETAEP vem defendendo e afirmando à sua base ao longo dos últimos anos, sempre embasada nas prerrogativas do Plano Sustentar que apregoa a necessidade de uma nova prática sindical. “Diante do atual contexto político, econômico e social, aquele que não mudar e não alinhar sua prática sindical com boa gestão, formação de base e comunicação estará fadado ao fracasso”, afirma o secretário de Formação e Organização Sindical da Federação, Cláudio Rodrigues, que pela 3ª vez tem passado pelas Regionais da FETAEP reafirmando a necessidade de mudanças perante a base.

E, seguindo essa prerrogativa, está o STTR de Munhoz de Mello (Regional Norte da FETAEP) que, ao adotar a prática de visitas frequentes às comunidades rurais, já está colhendo bons resultados. Reconhecendo de que é preciso criar vínculos com os trabalhadores rurais, o presidente do Sindicato, Ozatir Ribeiro Soares, diz que a cada 15 dias, em média, alguém da entidade faz o trabalho externo. “Às vezes os diretores vão, outras eu sozinho, quando a funcionária pode, ela vai também. Vamos inclusive aos sábados, quando é mais fácil encontrar os agricultores em casa para um bate-papo”, destaca Ozatir.

Desde o início das visitas, o número de sócios do Sindicato passou de 150 para 280 ativos. “Está dando resultado. As pessoas estão procurando mais o sindicato. Temos conseguido, inclusive, trazer de volta antigos sócios”, comemora. No trabalho corpo a corpo, o STTR sempre apresenta o trabalho realizado pela entidade, sua importância e as conquistas em forma de políticas públicas disponíveis à categoria. Além disso, fala sobre os serviços e convênios disponibilizados aos sócios, como: assessoria jurídica gratuita, inclusive previdenciária, descontos em farmácias de até 40%, parceria com distribuidora de gás de cozinha, entre outros.