FETAEP - 55 anos de Lutas e Conquistas

10/05/2018 | Arrecadação | Sociais

Maio lilás: MPT lança campanha sobre importância da liberdade sindical

FETAEP apoia esta ideia!

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou no dia 7 de maio a campanha Maio Lilás, que lembra a importância de discutir a liberdade sindical e da participação dos trabalhadores na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos. A campanha, segundo o MPT, se faz necessária após as mudanças promovidas pela Lei 13.467/2017, a Lei da Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em novembro do ano passado. A FETAEP, que faz parte do Fórum Estadual em Defesa da Liberdade Sindical, acompanhou algumas das ações e valoriza a iniciativa.

“Ações como esta fortalecem a luta sindical e nos encorajam, enquanto dirigentes sindicais, a seguir em frente defendendo a classe trabalhadora”, afirma o secretário de Assalariados Rurais da FETAEP, Carlos Gabiatto. Segundo ele, os constantes ataques que a classe trabalhadora vem enfrentando só poderão ser minimizados com o fortalecimento das entidades sindicais e o Maio Lilás veio justamente ao encontro desse propósito. 

Ao longo do mês, o MPT promoveu ações para dar visibilidade ao tema da liberdade sindical, promovendo debates sobre o assunto. Além disso, também iluminou as sedes da instituição, em todo o país, com a cor lilás, e distribuiu exemplares da mais recente edição do “MPT Quadrinhos”, que aborda questões ligadas aos sindicatos, bem como fóruns, debates e exposições sobre o tema.

A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova York, em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.



Especial - Contribuição Sindical, tire suas dúvidas!
Sistemas de Arrecadacao da FETAEP

Cotação Agrícola

Cotação Agrícola da DERAL/SEAB
Jornal da FETAEP
jornais
Voz da FETAEP

07/06/2018 - INSS Digital deve chegar em breve a mais 18 sindicatos

áudios
Voz da FETAEP
vídeos

FETAEP - Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná

Rua Piquiri, 890 - Rebouças - Curitiba - CEP: 80230-140 | Fone: (41)3322-8711 | Fax: (41)3222-1788 | E-mail: fetaep@fetaep.org.br