Notícia

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Livro sobre SPDH é lançado na FETAEP

A parceria entre a federação e a Emater possibilitou a divulgação do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH)

A sede da FETAEP, em Curitiba, foi o palco do lançamento do livro “Sistema de Plantio Direto de Hortaliças”, realizado pela Emater. O evento da última quarta-feira (13) contou com 134 participantes que representaram as entidades da agricultura paranaense como Seab, Emater, Senar e Iapar, o movimento sindical do estado, os agricultores familiares e assalariados rurais. A FETAEP patrocinou a impressão de 200 exemplares, que foram doados para a utilização pela Emater nos serviços de assistência técnica e extensão rural. Outros 150 foram doados pela Ceasa-PR.

O lançamento foi acompanhado por palestras técnicas sobre a situação atual do SPDH no Paraná, com João Reis, extensionista e coordenador regional da Emater, e sobre as possibilidades de mercado para o sistema com Antonio Leonardecz, coordenador técnico da Ceasa de Curitiba. Os autores do livro também contaram sobre o processo de escrita e organização, além do desejo de disseminação do conhecimento para ocasionar mudanças no processo produtivo e, consequentemente, na sociedade.

“Quando tivemos contato com este material, não restaram dúvidas de que seria extremamente importante para a agricultura familiar. Por isso a FETAEP não pôde ficar de fora e decidimos apoiar esta iniciativa que, com certeza, trará muitos frutos e melhorará a produtividade, renda e qualidade de vida do agricultor e agricultora familiar”, afirmou Marcos Brambilla, presidente da FETAEP.

Eugenio Stefanelo, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e apresentador do programa diário Negócios da Terra, do SBT, esteve presente se colocou à disposição para auxiliar em todas as iniciativas relacionadas ao SPDH.

Editado pela Expressão Popular, o livro foi escrito por um coletivo de mais de sessenta profissionais, desde lavoureiros a pesquisadores e extensionistas, e traduz uma trajetória coletiva que se inicia na década de 1990. Os organizadores Jamil Abdalla Fayad, Valdemar Arl, Jucinei José Comin, Álvaro Luiz Mafra e Darlan Rodrigo Marchesi reúnem em vinte e um capítulos o método que trabalha em conjunto com toda a agricultura familiar inserida no sistema convencional e no próprio plantio direto convencional, com o objetivo de transformar os atuais sistemas agroalimentares. Desta forma, o livro pode ser compreendido como a parte inicial do longo caminho de transição para a produção mais sustentável de alimentos.



Galeria de fotos sobre esta notícia

Livro sobre SPDH é lançado na FETAEP

fotos desta galeria