Notícia

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Jovens unidos pelos mesmos ideais

A cerimônia de abertura foi encerrada ao som que animou a juventude: “Esse é nosso país, essa é a nossa bandeira! É por amor a essa pátria, Brasil, que a gente segue em fileira!”.

Lutar pelo acesso à terra, por mais políticas públicas e pela sucessão rural estiveram entre os objetivos do 3º Festival Nacional da Juventude Rural, realizado em Brasília de 27 a 30 de abril. Marcado pelo diálogo e pela interação, o Festival foi palco de muitos debates, atividades esportivas e noites culturais com música e apresentações artísticas, além do ato político na Esplanada dos Ministérios, no dia 30 de abril.

Segundo o secretário de Política Agrícola da FETAEP, Marcos Brambilla, que organizou a participação paranaense quando ainda era secretário de Juventude, o Paraná foi muito bem representado por jovens politizados e exímios conhecedores da realidade rural. "Eles conhecem como é a vida no campo pelo fato de lá viverem e por lá quererem permanecer. Essa juventude não quer sair da área rural, querem sim uma política de renda e mais condições para trabalhar”, afirma.

Já o atual secretário de Juventude da Federação, Alexandre Leal dos Santos, a delegação paranaense teve uma ótima participação, “afinal foi preparada em virtude dos encontros regionais e estadual”, disse. De acordo com ele, todos se envolveram nas oficinas e nas atividades esportivas. “Já no caminho de volta alguns dos participantes se mostraram muito interessados em continuar na luta sindical e se comprometeram a se inteirar mais das ações dos Sindicatos, nos municípios”, afirma Leal.