Notícia

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Informalidade também foi tema de debate com Romanelli

Entidades sugeriram a realização de uma grande campanha de conscientização em favor do registro em carteira de trabalho

27-01-11 - Os integrantes da CFT, em especial a Fetaep – uma vez que representa a categoria que mais sofre com a informalidade no campo –, sugeriram a realização de uma campanha de conscientização sobre a importância do registro em carteira de trabalho. “Pedimos o apoio do governo nessa iniciativa, assim como dos meios de comunicação que o integram.

Ademir Mueller estima que mais de 50% dos assalariados rurais atuam na informalidade. “Portanto, estão totalmente desprotegidos, sem um amparo legal no que diz respeito aos direitos sociais e previdenciários”, alega Mueller. No entanto, continua ele, diversos outros setores também sobrem com a falta do registro. “Em virtude disso, nossa proposta é a de que esta campanha atinja todos os segmentos econômicos”, menciona. Mueller comenta que Romanelli concordou com a sugestão e prometeu levar o assunto ao conhecimento do governador.

A referida campanha deverá englobar todas as atividades econômicas que compõem a CFT, que representa cerca de 500 mil trabalhadores. Entre as atividades, destacam-se os da área rural, comerciária, rodoviária, telefônica e bancária. A Coordenação Federativa também representa alguns sindicatos, entre eles os da área de mobiliária e construção civil, de asseio e conservação, de alimentação, dos movimentadores de mercadorias e dos professores de escolas particulares.