Notícia

quarta-feira, 13 de março de 2024

Governo federal recebeu entidades de trabalhadores para discutir a situação dos produtores de leite

Ministros Márcio Macedo e Paulo Teixeira receberam representantes da CONTAG e das Federações

CRISE DO LEITE E CLIMÁTICA | Entidades representantes dos produtores de leite agricultores familiares do Brasil - a CONTAG, Federações, entre elas a FETAEP, e os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares – foram recebidas na tarde ontem (dia 12) pelos ministros Márcio Macedo, chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Palácio do Planalto, em Brasília. Após avaliar as demandas do grupo em torno das dificuldades do setor leiteiro e da climática, os ministros se comprometeram em levar adiante as negociações referentes aos pontos emergenciais.

Segundo o presidente da FETAEP, Alexandre Leal dos Santos, que esteve presente, o ministro Paulo Teixeira deverá articular com o Ministério da Fazenda a questão do endividamento dos agricultores familiares – pequenos e médios. Assim como levar adiante a discussão da importação do leite dentro do contexto do Mercosul. “Compreenderam as nossas necessidades no que diz respeito à securitização e à importação. Afinal, somente assim conseguiremos liquidar a longo prazo as dívidas e recuperar a nossa capacidade de investimento”, comenta o presidente da FETEP.

Para Alexandre Leal dos Santos, que segue em Brasília em audiências com líderes das bancadas partidárias, esse é o caminho para conquistar mais e melhores políticas públicas para a categoria. “Com ações estratégicas e articuladas, seguiremos por aqui no Congresso Nacional desempenhando o nosso papel, enquanto sindicalistas. Caso contrário, não se tem avanços na busca por fortalecimento da agricultura familiar”, pontua. Sempre que necessário, diz ainda, a categoria se unirá e fará este movimento em Brasília, “com dirigentes sindicais presentes nas agendas elaboradas pela CONTAG”, afirma.

Grupo de Trabalho - Amanhã o tema segue em pauta. Dessa vez, dentro do Grupo de Trabalho Interministerial. Diretores da CONTAG, acompanhados do ex-deputado federal e produtor de leite, Assis do Couto, estarão presentes.