Notícia

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Governo Federal promete liberar R$ 400 milhões para equalização de juros do Pronaf

Fetaep, Fetaesc, Fetag-RS foram a Brasília cobrar medidas contra efeitos da estiagem

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná, Marcos Brambilla, e o vice-presidente, Claudio Zeni, estão participando de audiências sobre a estiagem, em Brasília. As reuniões ocorreram nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16) com a bancada dos três estados do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Banco Central e Ministérios.

 

Durante encontro desta quarta com o Ministério da Economia, o secretário da pasta, Miguel Bueri, disse que serão liberados R$ 400 milhões para a equalização dos juros, a retomada de recontratação de créditos que foram suspensos e outras medidas para amenizar os efeitos da estiagem. Nas outras reuniões foi sinalizado que, até a próxima semana, devem ser liberados recursos para resolver a equalização dos juros do Pronaf, entre outras medidas que para atender agricultores que foram atingidos pela estiagem. Segundo Brambilla, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sinalizou que os esforços estão voltados para os agricultores familiares, que foram os mais impactados com a falta de chuvas, de forma que possam acessar recursos, renegociar dívidas e fazer prorrogações e estão estudando possibilidade de rebates para quem tiver interesse fazer pagamento de parcela neste ano. “Fizemos ainda uma proposição para que, por meio da Conab, o governo compre uma quantidade de leite para atender famílias carentes e, assim, nos ajude a diminuir estoques, que estão altos, o que prejudica o preço do produto no mercado”, comenta.

 

Nas semanas anteriores, as federações e a Contag realizaram diversas reuniões com técnicos do MAPA, Ministério da Economia, Banco Central e outras entidades sobre a estiagem. Entre os assuntos estavam a prorrogação das operações de crédito rural, o crédito emergencial e o aperfeiçoamento do Proagro. Ainda, as entidades cobraram a necessidade de revisão do zoneamento agrícola, estendendo o prazo de plantio para auxiliar os produtores atingidos pela estiagem.