Notícia

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Governo do Estado publica edital de R$ 27 milhões para Compra Direta Paraná

Interessados devem apresentar propostas entre os dias 4 e 16 de maio

O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira o edital de Chamada Pública Eletrônica para o programa Compra Direta Paraná. Serão investidos 27 milhões de reais para a compra de alimentos produzidos ou processados por agricultores familiares.

A entrega será feita diretamente a entidades socioassistenciais, rede pública de saúde ou alvos de ação alimentar do Estado. De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, essas entidades farão a destinação desses alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A partir de decreto assinado neste mês, o Compra Direta Paraná passa a ser política de Estado. A estimativa é que sejam atendidas 1.100 entidades. Norberto Ortigara destaca que a medida faz parte da missão do Estado de levar apoio aos produtores e aos processadores do alimento da agricultura familiar.

A chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Márcia Stolarski, disse que as compras governamentais de alimentos fortalecem os circuitos locais e regionais, além das redes de comercialização.

As cooperativas que estiverem interessadas em apresentar propostas poderão fazer a partir das 8 horas da manhã, da próxima terça-feira, dia 04, até às cinco da tarde de 16 de maio. A expectativa é que o processo de seleção esteja concluído até o final do mês e que o fornecimento dos alimentos comece a ser efetivado a partir de junho.

O edital e a relação de demanda mensal por entidade estão disponíveis no site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Na primeira edição do programa, em 2020, foram destinados 20 milhões de reais. Aproximadamente 12 mil e 500 agricultores vinculados a 147 cooperativas ou associações de pequenos produtores participaram. Eles forneceram gêneros alimentícios a mais de 900 entidades, com estimativa de atendimento a cerca de 530 mil pessoas.

Fonte: Agência Estadual de Notícias